NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo

Usam o Facebook ou o Twitter frequentemente? Seus narcisistas

quinta-feira, 13 junho, 2013 /
Usam o Facebook ou o Twitter frequentemente? Seus narcisistas

Ou melhor: potenciais narcisistas. Um novo estudo realizado por uma universidade norte-americana sugere uma potencial ligação entre narcisismo e a uitlização frequente de redes sociais como o Twitter ou o Facebook.

A Universidade do Michigan, nos EUA, realizou um estudo onde concluiu que a utilização frequente de redes sociais como o Twitter ou Facebook pode estar a dar origem a tendências narcisísticas - ou ao culto da própria pessoa - em utilizadores de todas as faixas etárias.

O estudo teve em consideração a quantidade de publicações diárias no Twitter e no Facebook, tal como o tempo dispensado nesses websites a ler actualizações de estado ou comentários. Além disso foram realizados inquéritos aos participantes deste estudo, sobre os seus hábitos de utilização em redes sociais, tal como houve uma análise às características das suas mpersonalidades. Este universo englobou 93 adultos - idade média de 35 anos - e 486 estudantes universitários.

Usam o Facebook ou o Twitter frequentemente? Seus narcisistas

As conclusões do estudo permitiram relacionar os utilizadores que postavam mais no Twitter com certos tipos de narcisismo como exibicionismo e superioridade, entre outros. "Os jovens podem sobrevalorizar a importância das suas próprias opiniões", de acordo com Elliot Panek, um dos investigadores deste estudo. "Através do Twitter, eles tentam expandir os seus círculos sociais e transmitir os seus pontos de vista acerca de um vasto número de tópicos e questões".

No caso dos adultos de meia-idade as plataformas também podem ser utilizadas como uma ferramenta de marketing pessoal, onde os utilizadores que actualizam mais frequentemente os seus estados procuram obter aprovação. "Tem a ver com a curadoria da vossa própria imagem, como são vistos, e também em ver como é que os outros respondem a esta imagem. Os adultos de meia-idade geralmente já têm os seus Eus sociais formados e utilizam as redes sociais para ganharem aprovação daqueles que já estão nos seus círculos sociais".

Usam o Facebook ou o Twitter frequentemente? Seus narcisistas

Um pormenor importante acerca deste estudo é a inconclusão entre uma ligação definitiva entre narcisismo e utilização frequente de redes sociais, embora tudo indique haver uma relação entre ambos. Este também não é o primeiro estudo focado nos efeitos das redes sociais nas nossas personalidades: um outro estudo realizado pela Universidade de Madison-Wisconsin chegou à conclusão que observarmos o nosso próprio perfil pode ser o suficiente para nos fazer sentir melhor.

Concordam com os resultados deste estudo? Enquadram-se, ou conhecem alguém que se relacione com as conclusões deste estudo? Deixem-nos o vosso feedback!

3,462