NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Wikipedia Mobile sai da fase beta e ganha versão final

Wikipedia Mobile sai da fase beta e ganha versão final

quarta-feira, 08 julho, 2009 /
O novo site funciona com iPhone, Palm Pre, Kindle e com o Android.
Hampton Catlin, responsável pelo departamento de dispositivos móveis da Wikimedia Foundation anunciou a versão final da Wikipedia para para telemóveis. Em produção há meses, Catlin afirmou que o sistema tem servidor próprio e está pronto para responder aos seus utilizadores.

O site suporta os sistemas do iPhone, Kindle e Palm Pre, além de ser compatível com a última versão do Android, do Google. As linguagens disponíveis até agora são inglês e alemão. Segundo o blog técnico da Wikimedia , a tradução para outras línguas será lenta. «O nosso objectivo é crescer devagar e e muito bem», afirmou Catlin.

Durante o período de testes, o site operou com mais de 10 milhões de páginas. Segundo as estatísticas, a maior parte dos utilizadores acederam á versão móvel da enciclopédia via iPhone e a língua preferida foi a inglesa.

O endereço do serviço é m.wikipedia.org . Os interessados em acompanhar os updates do sistema, podem seguir o Twitter do projeto, no canal @WikimediaMobile ou pelo endereço twitter.com/WikimediaMobile .

O equipamentos não listados pela Wikimedia podem utilizar a Wapedia, um site WAP para mobiles operado pela Taptu que utiliza conteúdo da Wikipedia. Ele pode ser acedido no seguinte endereço: wapedia.mobi/pt .
3,272