NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Voz sobre IP: o que é?

Voz sobre IP: o que é?

segunda-feira, 13 dezembro, 2004 /
Voz sobre IP: o que é? Consequência ou efeito da convergência das comunicações, hoje, tudo o que pode ser comunicado (texto, imagem, voz ou vídeo) pode ser convertido em pacotes de dados e transmitido, partilhado, distribuído através de redes de dados de que a Internet é o maior exemplo. Consequência ou efeito da convergência das comunicações, hoje, tudo o que pode ser comunicado (texto, imagem, voz ou vídeo) pode ser convertido em pacotes de dados e transmitido, partilhado, distribuído através de redes de dados de que a Internet é o maior exemplo.

A Voz sobre IP (vulgo VoIP), ao lado do WiMAX (nova tecnologia de comunicações sem fios) é hoje uma das vertentes mais hype da Internet (lembrando um pouco os tempos passados da Nova Economia) que permite, essencialmente, como base de comunicação de voz, a utilização da tecnologia IP (tecnologia de base à Internet) em vez das tradicionais e pouco flexíveis linhas telefónicas.

Na maior parte dos casos, basta ligar um telefone convencional (com ou sem fios) a um adaptador (ATA - Analog Terminal Adapter). Este adaptador utiliza a sua ligação de Internet por banda larga. Tal como no serviço telefónico tradicional, ao pegar no auscultador do telefone ouvirá o "sinal de linha" (Dial Tone) e, marcando um número, pode ligar para qualquer pessoa no mundo que tenha um telefone.

Em alternativa, pode utilizar um telefone IP, igual a um telefone convencional mas que se liga directamente a um cabo de rede, ou utilizar um telefone em software (softphone); neste caso, o seu PC transforma-se num telefone e poderá falar através de um auscultador que se liga à porta USB do computador.

Ter mais por menos

Uma vez que o sistema telefónico tradicional funciona para a maior parte das pessoas, porquê mudar? Há dois grandes motivos: custos e funcionalidades. A vantagem mais popular e imediata é que as chamadas podem ser significativamente mais baratas ou mesmo grátis, para qualquer pessoa em qualquer parte do mundo.

Se faz chamadas com muita frequência para destinos longínquos (ex.: filhos a estudar fora, parentes no estrangeiro, clientes ou fornecedores de outras regiões ou países, etc.), pode facilmente quantificar as vantagens de um serviço de voz sobre IP. Nesta situação ou no cenário oposto (em que lhe ligam com frequência), pode convencer o outro interlocutor a aderir ao serviço VoIP e passarem ambos a efectuar chamadas totalmente grátis.

O custo pode ou não ser o argumento de mudança para o VoIP, uma vez que, para muitas pessoas, os actuais planos de preços dos operadores convencionais já permitem uma economia significativa de custos. No entanto, são as funcionalidades que "agarram" a maior parte dos utilizadores de Voz sobre IP; você pode fazer coisas num serviço de voz sobre IP que nenhum serviço telefónico convencional permite.

Escolha onde quer parecer estar

Um telefone IP funciona independentemente dos "lacetes locais", o que faz com que não esteja fixo a nenhuma área de residência e respectivo prefixo. Isto significa que pode levar o seu número de telefone consigo para onde quer que vá; é tão simples quanto levar o telefone (ou o adaptador) consigo e ligá-lo à Internet onde quer que esteja. Quando mudar de residência, não precisa de passar pelo incómodo de mudar a sua linha telefónica. Mais do que isso, alguns operadores permitem-lhe escolher o prefixo que desejar (de acordo com a disponibilidade). Por exemplo, se tem uma empresa no Porto, pode passar a ter um ponto de contacto em Lisboa pedindo um número com prefixo 21.

Também pode obter uma integração forte com o computador. Não só pela utilização do softphone mas também pela unificação de serviços. Por exemplo, para além da consulta por telefone, receba as mensagens do voice mail no seu email. Ou os seus Faxes. Ou, se estiver fora, consulte-os via WebMail. Ou faça chamadas VoIP directamente do seu Outlook.>

Uma pequena empresa pode criar uma central telefónica virtual que unifique as comunicações de 1 ou mais escritórios/lojas (ou escritórios residenciais) mas que funciona como um sistema telefónico de uma grande empresa. Por exemplo, atribua a cada telefone uma extensão ou, quando recebe uma chamada no número principal, todos os telefones da empresa tocam, mesmo que não sejam telefones IP.

Mais simples que um telefone convencional?

Neste momento, apesar da grande evolução e simplificação dos sistemas de Voz sobre IP, telefonar por Internet ainda não é para todos. Apesar do hardware e software VoIP não ser mais complexo que a maioria das tecnologias de escritório (ex.: redes sem fios), ainda não é tão simples como ligar um telefone convencional. Para além do pressuposto da existência de banda larga, há ainda a gestão da mesma. Sem os devidos cuidados, a qualidade da Voz sobre IP é variável. Por vezes, pode ser melhor que um telefone convencional (especialmente em chamadas internacionais). Por vezes, se o acesso à Internet estiver muito congestionado, a qualidade pode degradar-se, manifestando-se numa chamada com cortes ou tempos de latência significativos. Para minorar o efeito da partilha de banda larga, é crítico utilizar equipamento de acesso com controlo de QoS (Quality of Service), de modo a permitir dar prioridade ao tráfego VoIP face ao tráfego convencional (ex.: email, www, p2p).

O Futuro

Um serviço de Voz sobre IP oferece hoje funcionalidades e performance que um serviço telefónico convencional não consegue. No entanto, esta disparidade tenderá a diminuir dada a inevitabilidade da adopção da Voz sobre IP.

A passagem da voz para plataformas 100% digitais significa que a inovação vai continuar a acelerar, e que os operadores de VoIP continuarão a oferecer novos serviços de comunicação. Teleconferência, videoconferência e aplicações colaborativas vão muito rapidamente fazer parte da oferta integrada de serviços baseados em IP.
11,203
Tags
Voip