NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
VoIP ameaça a tradição

VoIP ameaça a tradição

sexta-feira, 18 novembro, 2005 /
VoIP ameaça a tradição Estudo da In-Stat compara as tecnologias. A In-Stat relata que a telefonia sobre Internet (VoIP-Voice Over Internet Protocol) vem ganhando rapidamente força e já começa a estar amplamente instalada, levando à substituição das tradicionais infra-estruturas de telecomunicações e operando uma autêntica revolução no mundo das telecomunicações. Confirma até as previsões de que, até ao final deste ano, 3,2 milhões de utilizadores norte-americanos terão subscrito serviços VoIP.

«O futuro crescimento da banda larga sobre telefonia IP continuará a ser orientado pela redução de custos e pela inovação dos serviços», aponta David Lemelin, analista da In-Stat, acrescentando que «a integração de telemóvel, Wi-Fi e VoIP, que já existe mas de forma limitada, será muito provavelmente o próximo grande passo no crescimento da telefonia IP em banda larga».

Já no «Getting Louder: Broadband IP Telephony», um estudo recente, em que a consultora faz projecções a cinco anos para o mercado dos EUA e caracteriza os operadores, se apontava que o nível de escolaridade e a aceitação dos clientes, incluindo preocupação quanto à qualidade do serviço, é um dos principais desafios dos operadores para a implantação do VoIP. Outras preocupações estão relacionadas com a perda de conectividade e os problemas relativos à ligação para o número de emergência nacional (911 nos EUA, equivalente ao nosso 112).

Aproveite para saber mais sobre o fenómeno VoIP.

Ainda a propósito, veja a comparação entre a telefonia tradicional e o telefone grátis na Internet.
3,190