NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Viver à banda e à larga!

Viver à banda e à larga!

terça-feira, 21 agosto, 2001 /
Projecto piloto lançado na Noruega põe aldeia a comunicar exclusivamente pelas redes sem fios. Um projecto experimental está a pôr de pé a primeira comunidade local com uma rede de comunicações inteiramente baseada nas tecnologias sem fios.

O projecto tem lugar em Modalen, uma remota aldeia da Noruega, com o patrocínio da Cisco Systems aliada às companhias norueguesas Nera e PCTVnet. Consiste em dotar a totalidade dos lares da localidade com set top boxes e acesso de banda larga (dois megabits). Os aparelhos de TV passarão, por conseguinte, a funcionar como uma interface para actividades diversificadas como navegação na net, compras, download de música e videos etc...

O propósito experimental do projecto passa pelo facto de as condições de difícil acessibilidade geográfica configurarem o exacto tipo de clientela interessada em contratar serviços de banda larga em redes sem fios, dada a dificuldade em estender até aí as linhas do acesso por cabo ou ADSL.

Se tudo correr bem, em Modalem terão também lugar as primeiras experiências com a «democracia electrónica», com os habitantes a votar questões públicas a partir do sofá da sala.

2,706