NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Uma escola para o século XXI: Concluída a primeira fase do projecto ACER-EUN

Uma escola para o século XXI: Concluída a primeira fase do projecto ACER-EUN

sexta-feira, 22 outubro, 2010 /
Uma escola para o século XXI: Concluída a primeira fase do projecto ACER-EUN A fase experimental do projecto, com o objectivo ambicioso de inovar as escolas proporcionando a oportunidade de desenvolver novos métodos de ensino e aprendizagem através da utilização da tecnologia, realizou-se entre Janeiro e Julho Partilhar

A sociedade evolui rapidamente, a tecnologia penetra em todos os aspectos das nossas vidas e a escola tem de acompanhar estas mudanças. Tendo como ponto de partida estas considerações, o projecto Acer for Education nasceu em colaboração com a European Schoolnet, uma rede europeia que junta 31 Ministérios da Educação. A fase experimental do projecto, com o objectivo ambicioso de inovar as escolas proporcionando a oportunidade de desenvolver novos métodos de ensino e aprendizagem através da utilização da tecnologia, realizou-se entre Janeiro e Julho.

European Schoolnet

O projecto em números
Participaram seis países: França, Itália, Alemanha, Reino Unido, Espanha e Turquia. Estiverem envolvidas sessenta turmas (10 por país) com alunos com idades compreendidas entre os 11 e os 12 anos ou que frequentassem o primeiro ano da escola preparatória.  Existiu uma "netbook team" em cada escola, constituída por 3 a 5 professores, um coordenador de TIC e um director escolar. Foi dado um portátil a cada professor e um netbook a cada aluno. Estes são os números da fase preliminar. Para a implementação do projecto, foi pedido à "netbook team" que planificasse a utilização do netbook para as aulas na sala de aula ou em casa, de acordo com os programas escolares nacionais. Foi vivamente recomendada a realização de projectos interdisciplinares.

Com o início do novo ano escolar, o número de turmas envolvidas aumentou para 240, perfazendo um total de cerca de 10.000 professores e alunos. As turmas 2.0 poderão beneficiar de uma abordagem mais moderna e estimulante aos conteúdos, de troca de informações e dos métodos de ensino com um impacto seguramente mais positivo na aprendizagem e na relação entre alunos e professores.

Os primeiros resultados
Após a conclusão da fase preliminar, chegou o momento de conhecermos as opiniões dos participantes.

A análise explora o modo como a introdução de netbooks e da aprendizagem 1:1 na escola pode influenciar os processos de ensino e aprendizagem, na escola e em casa.

O objectivo final do projecto foi recolher as opiniões de todos os envolvidos - professores, directores, pessoal de TI, coordenadores escolares, alunos e pais -  para compreender melhor as necessidades das escolas no futuro e, deste modo, ajudar a Acer e a European Schoolnet a determinar qual poderá ser a contribuição da tecnologia.

No entanto, no sentido de avaliar a fase preliminar, foram analisadas apenas as respostas dadas pelos professores a um questionário online.  Com 240 questionários preenchidos, o que equivale a uma taxa de resposta de 80%, os resultados foram esmagadoramente positivos.

As expectativas
A análise das respostas dadas pelos professores após a conclusão da fase experimental do projecto, incidiram sobretudo nas secções dedicadas às expectativas e preocupações em relação à utilização dos netbooks e ao modo como esta ferramenta é compreendida no cenário escolar.

A primeira informação geral que surge do estudo é a avaliação extremamente positiva que os professores fizeram do potencial decorrente da utilização dos netbooks na escola.  Em particular, os professores italianos e ingleses concordam plenamente, com 90% de respostas positivas. Além disso, cerca de 74% dos participantes acreditam que esta ferramenta poderá promover formas personalizadas de ensino.

A maioria dos professores (89%) reconhece o valor dos netbooks no melhoramento das competências de TI dos alunos.  Até o impacto deste dispositivo no aumento das competências pessoais, como o espírito de iniciativa e perseverança, foi avaliado positivamente.  Em geral, os professores não acreditam que o portátil seja uma ferramenta válida para o desenvolvimento de competências sociais, capacidade intelectual e capacidade crítica.

As preocupações

É interessante observar que os professores não expressaram especiais preocupações em relação à utilização dos netbooks na escola. Os problemas técnicos, por exemplo, a avaria dos computadores ou a falta de acesso à Internet, e a falta de apoio técnico na escola, são os aspectos que reuniram as preocupações mais frequentes.  Em geral, os professores acreditam que os pais, os directores escolares e outros professores prestarão apoio à utilização dos netbooks.

Actividades relacionadas com os netbooks

A maioria dos professores considerou a utilização dos netbooks, sobretudo na aula, para actividades individuais e de grupo, enquanto que apenas 35% acreditam que utilizariam esta ferramenta para a realização de trabalhos de casa e até uma percentagem menor consideraria a utilização do netbook para o planeamento de actividades online em colaboração, em casa.

Uma ferramenta adequada

Os professores fizeram uma avaliação muito alta da adequação dos netbooks às escolas. Para a maioria dos inquiridos, o tamanho e o peso limitados, juntamente com o ecrã de 10,1 polegadas e o teclado confortável, fazem do netbook uma ferramenta totalmente apropriada para ser utilizada pelos alunos na aula ou em casa. Além disso, a duração da bateria recebeu o louvor dos professores, visto ter possibilitado o planeamento das actividades na sala de aula sem ser necessário recarregá-la em alturas inconvenientes.

Com a entrada do netbook nas escolas, o computador deixa as salas de aula de TI para se tornar numa parte integrante de qualquer aula.

Desse modo, transforma-se num recurso pedagógico precioso com um enorme potencial. Destinado a utilização individual ou em grupo, na escola ou em casa.

Tendo em conta estes números, o cenário global é claro: o projecto Acer-EUN passou com distinção na fase experimental e está pronto para seguir em frente.  Em direcção a novos horizontes e novos desafios e está pronto para vencê-los!

Mais informações em www.europeanschoolnet.org.


Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. - Telemoveis.com

*** Este texto NÃO foi escrito de acordo com o novo Acordo Ortográfico***

Telemoveis.com on Facebook
Siga-nos no Twitter!
3,274