NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
TMN adopta a Centaur

TMN adopta a Centaur

quinta-feira, 30 março, 2006 /
TMN adopta a Centaur Nova solução de combate à fraude na rede. Justificando a escolha da TMN, António Rosa, responsável pelo departamento de controlo e prevenção da fraude do operador, considera que «é crucial para a sustentabilidade do negócio a disponibilidade de ferramentas que permitam o acesso rápido e flexível a informação detalhada relativa a actividades com padrão suspeito, de cuja falta de controlo podem resultar avultadas perdas de receita».

Responsável pelo desenvolvimento desta aplicação na Telbit, Filipe Martins realça, por seu lado, «a natureza escalável da arquitectura do Centaur que acompanha os volumes de tráfego, o número de clientes do operador, a multiplicidade e diversidade dos sistemas a monitorizar e as vertentes da fraude a combater».

A principal vantagem apontada ao uso do Centaur é a sua capacidade de processamento de múltiplas fontes de informação.

Luis Cortesão, responsável do projecto na PT Inovação, destaca que «o Centaur disponibiliza de forma centralizada todos os dados relevantes para a fase de investigação, podendo os mesmos ser processados ou apresentados de acordo com os requisitos dos analistas». E acrescenta que, «apesar de o desenvolvimento da solução ter beneficiado do "know-how" de combate à fraude da TMN, a solução final é facilmente adaptável às distintas realidades de fraude de qualquer operador de telecomunicações».
2,794