NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Telemóveis com GPS ajudam equipas de emergência

Telemóveis com GPS ajudam equipas de emergência

quarta-feira, 03 outubro, 2001 /
Serão lançados em Rhode Island uns telemóveis GPS para, quando se precisar de ligar à emergência médica, saber-se exactamente de onde foi pedido o socorro. A empresa norte-americana Sprint vai disponibilizar telemóveis equipados com sistema GPS, que irá permitir aos profissionais das emergências localizar o pedido de socorro de forma mais eficaz. Nenhuma das tecnologias é nova, mas a conjugação de ambas é que torna o serviço mais competente.

Um dos factores de desvantagem dos serviços de emergência médica, para todos aqueles casos que ligam de telemóveis, é não saber o local exacto onde se encontra a pessoa que está a pedir auxílio nesse momento. O que já não acontece quando o pedido é feito através de um telefone de rede fixa. O número emissor corresponde logo a um determinado endereço, o que torna a tarefa de prestação de auxílio muito mais fácil.

O operador de telecomunicações norte-americano Sprint vai antecipar-se à concorrência e ao pedido da FCC (Federal Communications Commission) e começar a comercializar um telemóvel Samsung, com sistema GPS incluído, que permite definir com exactidão o local de onde foi feita a chamada a pedir auxílio.

Este serviço não está disponível para o nosso conhecido 112, mas apenas para o 911 nos Estados Unidos e, a título experimental, na zona de Rhode Island, na cidade de Nova Iorque. Mas a empresa Sprint está confiante que a muito curto prazo essa facilidade esteja disponível em toda as regiões dos EUA.

2,856