NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
SOPA, PIPA e ACTA pesam em popularidade de políticos

SOPA, PIPA e ACTA pesam em popularidade de políticos

quinta-feira, 26 janeiro, 2012 /
SOPA, PIPA e ACTA pesam em popularidade de políticos

SOPA e PIPA causaram maior protesto online da História. Decisão política de SOPA e PIPA pode ter impacto em popularidade de políticos.

As propostas de lei SOPA e PIPA desencadearam, por todo o mundo mas com especial enfoque nos EUA, uma onda de protestos por parte de utilizadores de Internet, empresas ligadas à tecnologia e organizações não lucrativas. O mote, comum entre todos os protestantes, foi a violação de direitos já fundamentais da Internet, tais como a liberdade de expressão e o livre tráfego de informação.

wikipedia-sopa-pipa

De acordo com Carl Franzen, num artigo do jornal San Francisco Chronicle, «o debate sobre a pirataria tornou-se tão 'tóxico' que, virtualmente, nenhum legislador se vai atrever a aproximar dele tão cedo». O blackout da Internet contribuiu de forma significativa para chamar a atenção sobre as propostas de lei SOPA e PIPA.

A ameaça, contudo, não se limita aos EUA. Na União Europeia, mais concretamente na Polónia, já estão a ser debatidas as eventuais consequências de uma nova proposta de lei que poderá lembrar as propostas SOPA e PIPA: a ACTA, ou Anti-Counterfeiting Trade Agreement, está a gerar uma nova onda de protestos semelhantes aos ocorridos nos EUA. Será que vamos assistir a um novo blackout da Internet, mais generalizado ?

2,585