NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
SOPA, PIPA e ACTA ameaçam internet

SOPA, PIPA e ACTA ameaçam internet

quarta-feira, 01 fevereiro, 2012 /
SOPA, PIPA e ACTA ameaçam internet

SOPA, PIPA e ACTA são uma ameaça à liberdade de expressão na Internet. ACTA já foi mesmo assinada por 22 Estados-membro.

A SOPA, Stop Online Piracy Act, e a PIPA, Protect Intelectual Property Act, já não passam de uma miragem. O Parlamento dos EUA, aparentemente, desistiu da ideia,  que actualmente se foca na ACTA, um acordo internacional que procura combater a pirataria online e digital.

A ACTA, a mais recente ameaça à internet livre: vai permitir que todas as companhias peçam informações pessoais sobre qualquer utilizador da internet a partir dos servidores, sem necessidade directa de recorrer a uma ordem de tribunal.

SOPA, PIPA e ACTA ameaçam internet

A votação da ACTA será feita no Parlamento Europeu durante o mês de Junho de 2012, embora 22 dos membros da União Europeia (incluindo Portugal) já tenham assinado o documento. Os protestos deram que falar, entre eles o mais mediático - e Kader Arif (na imagem) - que se demitiu em protesto. Recordamos que Kalder Anif ocupava a posição de relator europeu da proposta ACTA.

Kader Arif demitiu-se contra a forma como a ACTA foi feita, nomeadamente, «com todo o processo que levou à assinatura do documento: não consultaram o povo, [houve] falta de transparência desde o início das negociações e repetidos atrasos na assinatura do processo sem razão aparente».

2,950