NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Smartphone: sabe o que é?

Smartphone: sabe o que é?

quinta-feira, 22 novembro, 2012 /
Smartphone: sabe o que é?

Ecrã táctil, acesso à Internet, GPS e vídeo-chamada… um smartphone é tudo isto e muito mais. Sabe o que é um smartphone? Então descubra.

Smartphone, em tradução livre, significa telefone inteligente e não é à toa. Estes equipamentos, tão em voga hoje em dia, aproximam-se mais do computador do que propriamente do telemóvel convencional.

Lembra-se dos antigos telemóveis que enviavam mensagens, faziam chamadas, davam para jogar Snake e pouco mais? Pois bem… um smartphone é precisamente o inverso. Está carregado de funcionalidades e, por acaso, também envia mensagens e faz chamadas.

Smartphone: sabe o que é?

A primeira diferença entre telemóveis e smartphones está no hardware. GPS, câmara fotográfica, processador de alta velocidade, memória RAM e de armazenamento são conceitos a que nenhum smartphone digno desse nome pode fugir.

Outra das diferenças está no software. Leitor de música, leitor de vídeo, navegador Internet, software que edite texto, que faça grelhas dinâmicas ou apresentações de diapositivos são os mínimos olímpicos. Mas a verdadeira vantagem do smartphone está na possibilidade de, todos os dias, serem criadas novas aplicações que respondem às mais diversas solicitações dos consumidores. Isto faz com que seja possível fazer tudo, ou quase tudo, com o seu companheiro electrónico e faz também com que ele esteja sempre actualizado.

Smartphone: o que é?

Ler e-mails, aceder rapidamente às redes sociais, ler o jornal, usar o Skype ou jogar como se estivesse a usar uma consola são apenas algumas das funções básicas deste tipo de equipamento. Não é capaz de queimar gordura localizada por choques eléctricos, não faz o jantar, nem substitui a botija da água quente, mas consegue descobrir o nome da música que está a tocar na rádio, mudar o canal da televisão ou ver a sua série favorita durante uma viagem de comboio.

Todas estas aplicações podem ser compradas ou adquiridas gratuitamente em várias lojas on-line. O processo é semelhante ao download de um programa para o seu computador. E tal como o seu computador, o smartphone também funciona com um sistema operativo. Os principais são, a saber: o iOS da Apple, o Android da Google, o Windows Phone da Microsoft, o BlackBerry OS e, até recentemente, o Symbian da Nokia, que entretanto passou a ser conhecido por Nokia OS.

Smartphone: sabe o que é?

Mas está bom de ver que ter um smartphone e não ter acesso à net é como ter um Ferrari e não ultrapassar os 80km/h. As soluções de acesso à grande rede também são variadas, desde o 3G ou o novíssimo ultra rápido 4G, até às ligações Wi-Fi que utiliza no seu computador portátil. É claro que aceder à Internet no telemóvel via 3G ou 4G implica um pagamento adicional à sua operadora, mas existem aditivos que pode contratar.

Como se compreende, um equipamento com todas estas funções tem um ecrã geralmente maior do que os telefones convencionais. A bateria, que também é maior, nem por isso tem mais autonomia. É que se a tecnologia avançou muito ao nível do software e hardware dos telemóveis, o mesmo não se pode dizer que tenha acontecido em relação à autonomia das baterias. As barras de iões de lítio que carregamos hoje são as mesmas que usávamos no mítico Nokia 3310.

Smartphone: sabe o que é?

Portanto, se não quer ficar descalço, o meu conselho é: tenha sempre um carregador à mão e se o seu carro não tem ligação USB compre uma para poder carregar o seu novo amigo sempre que ele precisar. Pode também adquirir uma bateria extra, mas nesse caso não se esqueça de andar sempre com ela. De nada serve ficar sem bateria e deixar a suplente em casa, ao lado do carregador.

Os smartphones terão ainda mais importância no futuro, com o crescente avanço das tecnologias da informação. O desenvolvimento das clouds, pontos remotos onde qualquer utilizador pode depositar e aceder à sua informação através da Internet, prometem dar ainda mais utilidade a estes equipamentos.

8,466