NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Samsung

Samsung

terça-feira, 29 setembro, 2015 /
Samsung
Conheça um pouco melhor a história por detrás de uma das maiores empresas tecnológicas dos nossos tempos.

Muitos conhecem a Samsung por ser uma empresa dedicada a novas tecnologias e, de facto, estão certos. No entanto, certamente que não iriam assumir que uma empresa como a Samsung começou no ramo das… pescas. Sim, a Samsung nos seus primórdios por volta de 1938, era uma empresa dedicada à exportação de marisco e noodles.

Desde esse início mais humilde, a Samsung em 1969 juntou o seu fundador Byung-chull Lee e outros executivos para tomar uma decisão crucial: alargar os horizontes da companhia e entrar no mercado de produtos eletrónicos.
 

Samsung nos anos 30's

Samsung-1

PRIMEIROS ANOS NO MERCADO
 

Aquando da entrada da Samsung no mercado da eletrónica, o primeiro género de produtos a serem produzidos pela empresa foram 12 televisões a preto e branco que, após dois meses de serem produzidas, foram exportadas inicialmente para o Panamá.

Em 1972 deu-se início à produção em massa da empresa, ao se contruir uma fábrica após um enorme investimento, que detinha a capacidade de produzir perto de 480 mil TV’s por ano. À medida que a empresa foi acumulando conhecimentos e experiência no mercado, finalmente em 1973 foi produzida a primeira televisão oficialmente da marca, o modelo “Maha 506”, que obteve um estrondoso sucesso no mercado.

O sucesso evidenciado pela Maha 506 serviu de mote para o início da produção de outros equipamentos como refrigeradores, aparelhos de ar condicionado, máquinas de lavar roupa, ventoinhas, fornos elétricos, entre outros.

Alguns anos depois, foi atingida uma importante meta: 5 milhões de televisões produzidas pela empresa em Dezembro de 1978. No mesmo mês a Samsung quebrou outra barreira, a de 100 milhões de dólares recebidos por produtos exportados.
 

Gama de produtos Samsung

Samsung-3

EXPANSÃO GLOBAL
 

Sabem onde foi estabelecida a primeira subsidiária da Samsung no estrangeiro? Isso mesmo, em Portugal. Foi em 1982 que a Samsung iniciou a sua experiência no estrangeiro, e logo em território nacional. Dois anos depois, a empresa expandiu-se para os Estados Unidos, sendo que em 1987 e 1988 já marcavam presença no Reino Unido e México, respectivamente.

Outro mercado no qual a Samsung começou a marcar presença foram os químicos, consequência de uma parceria forjada com a gasolineira BP, decorria o ano de 1989. Por esta altura a gigante coreana quebrava mais uma barreira, a de 20 milhões de televisões a cores produzidas.

Já com uma expansão a nível global digna de destaque, a Samsung começou a explorar o mercado pelo qual é mais conhecido actualmente – as telecomunicações. Aqui a Samsung deu os seus primeiros passos em 1991 com a produção do primeiro telemóvel, ainda que tecnicamente o mesmo tinha sido produzido em 1985 – o nome do modelo era SH-100 - com a limitação de que tinha sido concebido para ser utilizado apenas dentro do carro.

Outro grande passo dado pela empresa sul-coreana em 1992, deu-se pelo facto de ter sido aí que começou a fabricar equipamentos na China, local que ainda hoje em dia constitui a principal base de operações da Samsung. O ano de 1992 foi também o ano em que a Samsung fabricou o primeiro disco rígido de 250 MB e ainda uma memória RAM de 64 MB, componentes pertencentes ao mercado informático que ainda sustenta uma boa percentagem dos lucros actuais da empresa.

Foi durante os anos 90’s que a Samsung realmente começou a estabelecer o seu poderio perante o universo das tecnologias, ao ter atingido variados marcos e metas que ainda hoje lhe são reconhecidas como por exemplo, o fabrico da mais rápida unidade de processamento do mundo em 1996, o famoso Alpha Chip, ou ainda o desenvolvimento da primeira televisão de 33” polegadas com duplo ecrã em 1994.
 

Samsung SH-100

Samsung-4

INVESTIMENTO NAS TELECOMUNICAÇÕES
 

Depois de demonstrar um enorme sucesso em várias áreas da tecnologia nos anos 90’s, nomeadamente no fabrico de TV’s e monitores, nos quais fabricou o primeiro ecrã TFT-LCD 3D em 1999, a Samsung começou aqui a levar o ramo mobile mais a sério.

Um dos telemóveis mais vendidos de sempre pertence à empresa sul-coreana e chama-se SGH-T100 cujas vendas ascenderam até um impressionante número de 10 milhões de unidades, dando assim início à época de sucessos que a Samsung viria a demonstrar no decorrer dos próximos anos.

Ainda que a empresa estivesse a demonstrar um promissor futuro na área das telecomunicações, as TV’s continuavam a ser um dos ramos onde as principais inovações eram demonstradas. Por exemplo, em 2005 a Samsung desenvolveu o primeiro ecrã OLED para televisões de 40” polegadas.

Foi também em 2005 que a empresa produziu o primeiro telemóvel com uma câmara de 7 megapíxeis, tornando-se assim numa potência a ser considerada na esfera mobile, algo que já seria de esperar tendo em conta as vendas do seu primeiro telemóvel em 2002.

Partindo daqui, o investimento da área das telecomunicações começou gradualmente a ser superior à medida que a empresa reparava que de facto o sucesso era visível. Outros produtos de destaque incluem o primeiro telemóvel com 10 megapíxeis de resolução, cujo modelo é o SGH-B600 e foi lançado apenas no mercado coreano.

Surge em 2010 o primeiro smartphone da linha dos famosos Galaxy’s, o Samsung Galaxy S, que veio equipado com o sistema operativo Android e foi apresentado no decorrer da MWC (Mobile World Congress) do mesmo ano. Daqui em seguida é o que grande parte de nós já conhece: as várias evoluções dentro da linha Galaxy, que vai actualmente na sua sexta edição (Samsung Galaxy S6), em conjunto com o enorme sucesso evidenciado pelos phablets pertencentes à linha Galaxy Note que actualmente está na quinta versão (Samsung Galaxy Note 5).

E foi assim que uma empresa que deu os seus primeiros passos na comercialização de marisco e noodles se tornou no gigantesto império de tecnologia que é hoje. A julgar por todos os sucessos e marcos atingidos pela empresa até agora, julgo ser seguro afirmar que estarão muitos mais por suceder durante muitos e largos anos.
 

Samsung Galaxy S6

Samsung-2

3,697