NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Recon Jet, um concorrente desconhecido dos Google Glass

Recon Jet, um concorrente desconhecido dos Google Glass

sexta-feira, 27 setembro, 2013 /
Recon Jet, um concorrente desconhecido dos Google Glass

Os Recon Jet são uma espécie de Google Glass direccionados para atletas e utilizadores do segmento profissional

É possível que por esta altura o conceito de wearable device já não lhe seja completamente estranho: produtos como os Google Glass, ou o novo segmento dos smartwatches, onde se enquadra por exemplo o novo Samsung Galaxy Gear, têm vindo a gozar de uma significativa cobertura mediática ao longo dos últimos meses - e como seria de esperar, estão a dar-se os primeiros passos para criar novos segmentos de mercado.

É neste contexto que viemos falar-lhe do Recon Jet, uma espécie de Google Glass direccionado para atletas e profissionais: estes óculos inteligentes deram especialmente que falar ontem (26 Setembro) após ter sido notícia em vários órgãos de comunicação que receberam um investimento por parte da Intel Capital. A empresa responsável por este projecto também já veio a público afirmar que terá vendido cerca de 50 mil unidades em todo o mundo. Mas porque motivo haveria isto de interessar?

Recon Jet, um concorrente desconhecido dos Google Glass

O primeiro é que o número de unidades expedidas pelos Recon Jet é relativamente impressionante se compararmos o seu mediatismo com o dos Google Glass: a proposta da Google ganha em termos de popularidade, mas perde no seu valor comercial. É que os Recon Jet podem ser adquiridos por $599 contra os $1500 dos Google Glass. Mas não só.

Olhemos para o investimento da Intel, que tem vindo a investir em empresas ligadas ao segmento dos wearable devices e em concorrentes da Google, John Koetsier da VentureBeat sugere-nos que há uma ligeira ligação à Apple. E ele cita o Comunicado de Imprensa da empresa para fazer valer o seu argumento.

Recon Jet, um concorrente desconhecido dos Google Glass

"Passámos os últimos cinco anos a liderar a categoria dos Heads-Up Display no espaço do consumidor", afirma o director-executivo da empresa, Dan Eisenhardt. "De facto, o Recon já vendeu mais de 50 mil Heads-Up Displays globalmente, incluindo uma campanha muito bem-sucedida nas lojas de retalho da Apple".

A questão que Koetsier parece colocar no seu artigo não está tanto ligada à rivalidade das duas empresas, mas sim no potencial interesse que a Apple parece estar a manifestar - ainda que de forma subtil - no novo segmento dos dispositivos utiizáveis. O Recon Jet é um dispositivo que pesa apenas 28 gramas e apresenta especificações interessantes como um processador dual-core de 1 GHz, suporte Wi-Fi e opções de conectividade que incluem desde Bluetooth a GPS, além de uma câmara HD e um ecrã HD. E claro, não poderiam faltar sensores: acelerómetro, giroscópio, alímetro, magnetómetro e termómetro.

E já conta com uma aparente vantagem em relação aos Google Glass: além de aparentar ser relativamente resistente, consegue manter-se funcional em condições atmosféricas que envolvam chuva ou neve, mesmo que os seus utilizadores estejam a utilizar luvas.

O que acha desta nova vaga de dispositivos utilizáveis que está a começar a surgir? Qual foi a proposta mais interessante de que teve conhecimento até à data? Conte-nos o que acha!

4,256