NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Realidade Virtual VS Realidade Aumentada

Realidade Virtual VS Realidade Aumentada

segunda, 25 janeiro, 2016 /
Realidade Virtual VS Realidade Aumentada

Quais as diferenças?


Imagem por: Bryankramer
 
 

Numa era da tecnologia em que cada vez mais assistimos à insurgência de novas formas de interacção com o meio ambiente, torna-se premente compreender os novos conceitos que envolvem as principais novidades tecnológicas que permitem ao utilizador comum conseguir mais, com cada vez menos.

Assim sendo e devido aos recentes avanços em várias novas tecnologias, entre elas a realidade aumentada e a realidade virtual, achámos por bem escrever um resumido artigo onde destacamos as principais diferenças entre ambas as funcionalidades, para aqueles que ainda se possam sentir um pouco confusos com a forma e tendência tecnológica que o mundo está crescentemente a adoptar.

Realidade Aumentada

Comecemos pela realidade aumentada. O grande objectivo desta tecnologia passa por conectar o utilizar ao meio ambiente, providenciando informação em tempo-real sobre virtualmente qualquer objecto dentro do panorama visual que o mesmo se encontra a observar. Um excelente exemplo desta tecnologia são os famosos Google Glass, que ao serem utilizados ligam o consumidor à internet e providenciam informações acerca dos mais variados temas, enquanto os óculos estão colocados e caso o utilizador assim o deseje.

Outra proposta para este segmento consiste nas HoloLens da Microsoft, um dispositivo que ao ser utilizado permite a integração de diversas componentes na realidade envolvente, tornando-se bastante útil para, por exemplo, poder jogar um jogo cujo ambiente é a sua própria sala.

No fundo, a realidade aumentada trata-se da integração de informações virtuais ao mundo real e observável, aumentando exponencialmente a capacidade de aprendizagem do utilizador, já que o mesmo “aprende” sob determinado tema/objecto enquanto o observa e no próprio momento, podendo servir tanto para efeitos de produtividade e aprendizagem como também de entretenimento.

Hololens

Imagem por: Microsoft

 

 

Hololens

Publicado por Telemoveis.com em Terça-feira, 5 de Janeiro de 2016

 

Vídeo por: Gizmodo

Realidade Virtual

A realidade virtual, por seu turno, é totalmente diferente da realidade aumentada no sentido em que neste âmbito o utilizador não aplica quaisquer conhecimentos daqui provenientes ao mundo real. Contrariamente à realidade aumentada, a realidade virtual constitui um novo mundo criado virtualmente e com o qual o utilizador pode interagir, mediante a utilização de vários equipamentos chamados de VR headsets.

Já ouviram falar nos “Oculus Rift”? Este é um excelente exemplo daquilo que trata a realidade virtual, cujas aplicações são inúmeras e ainda com muito por explorar. Hoje em dia, a realidade virtual tem sido largamente explorada como forma de entretenimento, nomeadamente na indústria dos jogos, onde o utilizador pode entrar numa esfera e realidade totalmente diferente e interagir com a mesma.

Diversas fabricantes já demonstraram o seu interesse neste segmento do mercado, nomeadamente a Samsung com o Samsung VR ou a HTC com o HTC Vive, apresentado em Março de 2015.

HTCVive

Imagem por: Cnet

 

 

HTC Vive

Publicado por Telemoveis.com em Terça-feira, 5 de Janeiro de 2016

 

Vídeo por: VGU
5,343