NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
PT: primeira ligação 100Gbps em Portugal

PT: primeira ligação 100Gbps em Portugal

sexta-feira, 26 novembro, 2010 /
A Portugal Telecom e a Alcatel-Lucent realizaram a primeira ligação a 100Gbps em Portugal, através de fibra óptica. Partilhar

PT: primeira ligação 100Gbps em PortugalA Portugal Telecom, em parceria com a Alcatel-Lucent, realizou a primeira ligação a 100Gbps em Portugal através da sua rede fibra óptica, apoiada pela solução convergente Alcatel-Lucent 100 Gbps IP e Óptica. Recentemente a PT implementou esta ligação entre Lisboa e Porto, numa extensão superior a 400Km, demonstrando a maior velocidade registada numa rede de telecomunicações em serviço comercial.

A solução 100 G convergente da Alcatel-Lucent permite à PT analisar com confiança como poderá aumentar a capacidade de largura de banda, num futuro próximo. A par das tendências da indústria, esperamos que o vídeo venha a constituir mais de metade do tráfego dos nossos clientes. Este tipo de procura necessita de maiores larguras de banda e tecnologia que comporte maior capacidade, afirmou Alfredo Baptista, CTO da PT. Esta ligação com integração IP/óptica a 100Gbps, juntamente com a já anunciada evolução da nossa rede de acesso em fibra com recurso à tecnologia GPON e 10G-GPON é mais um passo no caminho para as redes de nova geração com conectividade IP end-to-end, com níveis de qualidade elevados e muito altas velocidades, sendo estas características únicas e não replicáveis noutro tipo de tecnologias.

Os testes vêm comprovar que a rede IP e Óptica da Portugal Telecom está preparada para a evolução para 100G, após anos de investimento em infra-estruturas capazes de uma evolução preparada para o futuro. A nova rede vem proporcionar a explosão de Vídeo HD, jogos interactivos e aplicações críticas que necessitam  de elevado débito e capacidade de rede, permitindo assim uma qualidade ímpar para o utilizador nos três tipos de ecrã: a TV, o PC, e os terminais móveis, acrescenta o comunicado.

Com esta nova tecnologia, a eficiência e capacidade das redes vai permitir aos operadores de telecomunicações fazerem evoluir de forma sustentada as suas redes, para velocidades e capacidades mais elevadas - disponíveis actualmente.

Para quem quer ter noção do que significa a velocidade de 100Gbps: 100Gbps permite descarregar 100 mil ficheiros de mp3 em 30 segundos, fazer streaming de 15 mil canais HDTV em simultâneo, ou transferir 200 milhões de SMS em 2,9 segundos.


Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. - Telemoveis.com

*** Este texto NÃO foi escrito de acordo com o novo Acordo Ortográfico***

Telemoveis.com on Facebook
Siga-nos no Twitter!
3,846