NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Projecto CyberMoving faz demonstração

Projecto CyberMoving faz demonstração

terça-feira, 18 dezembro, 2007 /
Veículo sem condutor para espaços urbanos O projecto CyberMoving é alvo de demonstração, amanhã e depois, em Coimbra, num percurso entre a Praça da Republica e a Universidade..

Esta demonstração tem como principal objectivo apresentar in loco as vantagens que poderá trazer para os estudantes e trabalhadores na zona da Universidade de Coimbra, assim como para as pessoas com mobilidade reduzida.

O CyberMoving destaca-se por ser completamente controlado por computador e assistido por tecnologias de comunicação sem fios, designadamente GPRS.

Apostando na segurança, o CyberMoving, embora sem intervenção humana directa, respeita sinais de trânsito, pára quando detecta pessoas ou obstáculos no caminho, responde aos pedidos dos utentes e, quando já não é necessário, volta automaticamente ao ponto de origem.

Ainda nesta óptica, em vez de ser unicamente controlado por um servidor central, cada veículo está equipado com uma unidade de processamento independente, o que lhe confere um patamar adicional de segurança.

Para utilizar um destes veículos, basta aguardar a sua passagem ou chamá-lo através de um PDA ou, de forma mais abrangente, pelo telemóvel, com recurso aos sinais DTMF, disponíveis em quase todos estes equipamentos.

As vantagens do sistema são claras, não só para os utentes como para o ambiente, graças à diminuição da emissão dos gases tóxicos para a atmosfera, menor poluição sonora, para além da redução de tráfego, já que são veículos de utilização partilhada que fazem uso de energias renováveis.
3,207