NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Portugal Telecom e Qualcomm desenvolvem projectos dirigidos a cidadãos com necessidades especiais de comunicação

Portugal Telecom e Qualcomm desenvolvem projectos dirigidos a cidadãos com necessidades especiais de comunicação

sexta-feira, 19 novembro, 2010 /
A PT, através da Fundação PT, dá impulso a um projecto que visa contribuir para uma integração dos cidadãos na Sociedade da Informação e do Conhecimento. Partilhar

Portugal Telecom e Qualcomm desenvolvem projectos dirigidos a cidadãos com necessidades especiais de comunicação

A Portugal Telecom e a Qualcomm Incorporated (QCOM) assumiram o compromisso de contribuir para a qualidade de vida de pessoas com necessidades especiais de comunicação, no âmbito da iniciativa Wireless ReachTM. O projecto, inicialmente apresentado em Abril de 2009, visa promover a info-inclusão e integração na Sociedade da Informação e do Conhecimento, tendo já contado com inúmeras iniciativas no terreno.

Com o apoio da Fundação PT e da Wireless Reach, a FENACERCI (Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social) e a UNICRISANO (União dos Centros de Recuperação Infantil do Distrito de Santarém e Outros) vão agora usufruir de 14 núcleos para a Comunicação Aumentativa e Acesso à Internet 3G, no âmbito dos projectos Luz e Lua. Vão ser ainda disponibilizados diferentes tipos de tecnologia, apoiados em equipamentos móveis, a pessoas com deficiências diversas, no âmbito de um outro projecto já no activo, Girassol.

Para Óscar Vieira, Administrador Delegado da Fundação PT, o empenho da Qualcomm nestes projectos da Fundação PT é um sinal inequívoco do reconhecimento dos seus méritos e do seu carácter inovador, até mesmo no plano internacional.

O êxito destes projectos só é possível com a colaboração e a dedicação de todos os envolvidos, refere Fernando de Palacio, Director Geral da Qualcomm Spain. A Qualcomm acredita que as tecnologias móveis avançadas podem desempenhar um papel fundamental na melhoria da vida das pessoas com deficiência, com reflexos importantes também na vida das suas famílias e da comunidade onde se inserem.

Ainda no âmbito da parceria, foi doada ao Centro Nacional de Apoio a Deficientes Profundos João Paulo II a solução MyTobii, um sistema integrado para a comunicação e acesso à Internet via rede móvel 3G, vocacionado para pessoas com deficiência neuro-motora e utilizadores de comunicação aumentativa. David Varela, estudante de Sociologia no ISCTE-IUL, é um dos utilizadores da solução Teleaula da Fundação PT, desde 2008. Este sistema permite-lhe, e a mais de 400 jovens e crianças, assistir às aulas remotamente.

As tecnologias da comunicação e da informação, designadamente as tecnologias de apoio, permitem que pessoas com deficiências e incapacidades possam desenvolver a sua escolaridade, o seu trabalho ou a sua vida do dia-a-dia de forma mais autónoma e com maior qualidade. Contam-se nestes casos pessoas com disfunções neuro-motoras graves, como a Paralisia Cerebral, a Esclerose Lateral Amiotrófica, ou com lesões medulares. Estas pessoas podem, com o apoio destes Núcleos PT, aceder ao computador e ligar-se à Internet através de sistemas que possibilitam diferentes tipos de acesso, desde o sopro ao toque do pé ou da cabeça, passando pelo olhar ou, até, pelo abrir e fechar dos olhos, refere a PT em comunicado.


Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. - Telemoveis.com

*** Este texto NÃO foi escrito de acordo com o novo Acordo Ortográfico***

Telemoveis.com on Facebook
Siga-nos no Twitter!
3,987