NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Portugal na vanguarda dos drones

Portugal na vanguarda dos drones

quinta-feira, 09 abril, 2015 /
Portugal na vanguarda dos drones

Um projecto ambicioso da empresa Quarkson, pretende distribuir internet através do uso de drones.



Ultimamente tem-se ouvido falar de drones pelos piores motivos. Recentemente têm havido várias queixas por parte da população em geral, relativamente à violação da privacidade por parte destes fantásticos aparelhos, levando até uma empresa a criar um drone desenhado especificamente para caçar outros drones.

Entre os infindáveis usos que estes dispositivos vieram trazer, encontra-se um propósito nobre e a ter em conta, não só pela intenção em si mas também pelo facto de ser totalmente português.

Uma startup de seu nome Quarkson criou um drone chamado SkyOrbiter LA25, cuja enorme autonomia de voo permite, com sucesso, distribuir internet pelos céus.

Desta forma, pessoas que vivam em regiões mais remotas do país não terão de se preocupar em dirigir-se a outros locais de forma a acederem à internet. Mas atenção, o projecto é muito mais ambicioso do que apenas actuar em território nacional.

Segundo Miguel Silva, director executivo da empresa, «Em áreas subdesenvolvidas do mundo, aeronaves e tecnologia como estas podem não conseguir salvar pessoas que estão a morrer à fome, no entanto a longo prazo, a conectividade à internet fornecida pelas mesmas ajudará a população, em especial as novas gerações, a alargar os seus horizontes e mentalidades a níveis semelhantes aos verificados em países desenvolvidos».

O projecto aspira assim a uma expansão muito além-fronteiras, em que muitas das suas possibilidades ainda estão por explorar.

Outra das intenções da Quarkson é a de ajudar grandes empresas como o Facebook e a Google, a satisfazerem o desejo de espalhar internet por todo o mundo. Afinal de contas vivemos no século XXI, e a internet já não deveria ser passível de difícil acesso por parte de ninguém.

Para que se possa transmitir uma noção um pouco mais clara da dimensão deste drone, a Quarkson afirma que o mesmo se parece com um «porta-aviões aéreo que parece tirado do filme da Marvel Os Vingadores».


 

Skyorbit

SkyOrbit1


 

3,539