NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Porque é que a HTC se deveria aliar à Amazon (opinião)

Porque é que a HTC se deveria aliar à Amazon (opinião)

quinta-feira, 17 outubro, 2013 /
Porque é que a HTC se deveria aliar à Amazon (opinião)

Se a Amazon se tornasse na melhor amiga da HTC, a situação financeira da empresa do HTC One poderia ver, finalmente, uma luz ao fundo do túnel

A HTC é uma fabricante de smartphones popular, é apreciada pelo seu design arrojado e pela excelente qualidade de construção dos seus aparelhos, além de ser quase sempre uma das primeiras empresas a apresentar os smartphones com algum do melhor hardware do mercado. Como explicar, então, que a HTC esteja em queda constante já há quase dois anos consecutivos?

A estratégia da empresa poderá estar a precisar de uma revisão, e caso os rumores sobre o fabrico dos smartphones Kindle da Amazon se venham a confirmar, esta parceria não podia ter surgido em altura mais oportuna: a HTC não detém uma posição dominante no segmento Android, no qual sempre se fiou demasiado, nem no do Windows Phone; a HTC também não tem uma plataforma própria e, mesmo que existam rumores que sugerem que a empresa pretende apostar no seu próprio sistema operativo, a verdade é que lhe falta experiência relevante para poder criar uma alternativa apelativa ao Android ou ao iOS.

Porque é que a HTC se deveria aliar à Amazon (opinião)

Também as gamas baixas não fazem muito pela fama da empresa, que essencialmente se vê sem alternativas às quais recorrer - e o resultado? Queda. Queda constante. Para piorar a situação, têm surgido na China fabricantes como a Xiaomi e até mesmo a Huawei que têm vindo a apresentar boas propostas aliadas a preços ridiculamente competitivos - o que se traduz em mais perda de potencial quota de mercado para a HTC.

O primeiro passo é reconhecer onde errou

Ao contrário da Samsung, a HTC nunca foi uma empresa reconhecida pelo seu marketing. A empresa do Taiwan reconhece que isto pode ter sido um erro e já admitiu que irá querer apostar mais neste departamento de forma a dar mais visibilidade aos seus produtos. No entanto, o timming não impede que a Samsung mobilize recursos monstruosos apenas para promover os seus produtos - e as campanhas da fabricante sul-coreana, como já é quase senso comum, têm demonstrado ser bastante eficazes.

Porque é que a HTC se deveria aliar à Amazon (opinião)

Como a Amazon pode vir resolver este problema

Seriam boas notícias para a HTC que esta parceria com a Amazon se concretizasse. A gigante norte-americana poderia oferecer um ecossistema riquíssimo para a empresa do Taiwan poder trabalhar, com loja de aplicações própria e - melhor que tudo - fechado a potenciais concorrentes. Isto significa que a HTC teria uma alternativa no mercado disponível unica e exclusivamente para si, sem ter que se preocupar com outras fabricantes rivais.

A Amazon também dispõe de recursos suficientes para ajudar à divulgação dos seus produtos que, na melhor das hipóteses, poderiam tornar-se best sellers na loja online mais popular do mundo. A Amazon é ainda uma empresa bastante bem sucedida fora do segmento do e-commerce: o Amazon Kindle Fire provou ser um concorrente Android à altura do iPad e ainda é uma das propostas mais populares do mercado.

Porque é que a HTC se deveria aliar à Amazon (opinião)

A Amazon poderia ainda disponibilizar à HTC recursos que a tornassem, em equipa, directamente competitiva contra empresas como a Google e a Apple. Além disso um dos grandes trunfos da Amazon passa pela proeminência e variedade dos conteúdos que disponibiliza aos seus utilizadores. Esta também foi uma área que sempre foi vista como um calcanhar de Aquiles da HTC e que a Amazon poderia complementar. Em contrapartida, a HTC forneceria à Amazon o seu know-how em relação a hardware e design de produtos. Caso a parceria se concretize, seria claramente uma win-win situation para ambas as empresas.

O que acha o leitor? Acha que seria uma boa opção para ambas as empresas? Acha que o resultado final poderia ser interessante? O que gostaria de ver num produto que resultasse de ambas? Deixe-nos o seu feedback!!

3,581