NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Pioneiro da Internet morreu aos 84 anos

Pioneiro da Internet morreu aos 84 anos

terça-feira, 29 março, 2011 /
Pioneiro da Internet morreu aos 84 anos O pioneiro da Internet, Paul Baran, morreu aos 84 anos de idade e foi o inventor do Packet Switching, que permite transferir dados mais rapidamente.
Paul Baran, pioneiro da Internet durante os anos 60, morreu Domingo (27 Março) aos 84 anos de idade, de morte natural. Baran foi, em conjunto com Donald Davies e Leonard Kleinrock, um dos pilares da Internet, tendo inventado o conceito de packet switching.

O Packet Switching é, por outras palavras, um método de transferência de dados, que consiste em cortar os dados em vários pedaços mais pequenos, que por sua vez são distribuídos por várias redes diferentes até chegarem ao destinatário e se voltarem a unir.

Cada pedaço, ou Packet, deve seguir por uma rota diferente. O objectivo do Packet Switching é, aliás, o de aproveitar todas as diferentes rotas disponíveis, para se juntarem no destinatário final. A transferência de dados, antes de Baran, era feita através de um único circuito, um pouco como as operadoras faziam antigamente, quando ligavam cabos para interligarem os circuitos entre si.

A invenção veio simplificar a transmissão de dados, torná-la mais eficiente e permitir a troca de dados entre mais pessoas. Paul Baran foi um dos responsáveis pela Internet ser o maior veículo de informação da actualidade.´

Fonte: Techland Time

2,000