NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Optimus pioneira nas emergências

Optimus pioneira nas emergências

sexta-feira, 19 outubro, 2007 /
Optimus pioneira nas emergências Novidade mundial ao serviço do INEM O INEM vai dispor de um sistema de comunicação pioneiro nos seus veículos de emergência - o Mobile Communicator - que permitirá aos médicos afectos aos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODUs) visualizar o estado dos sinistrados e apoiar, através de instruções verbais, a intervenção dos técnicos de saúde presentes no local da ocorrência, tudo isto remotamente e em tempo real.

Para já, o projecto terá quatro ambulâncias equipadas com o Mobile Communicator, que estarão em utilização na região do Alentejo: Odemira, Elvas, Estremoz e Moura.

O Mobile Communicator consiste num dispositivo móvel com capacidade de videoconferência que inclui uma câmara digital de alta definição, um apontador laser, um auricular, um microfone, um PDA industrial e uma placa 3,5G.

A leveza e elevada ergonomia do equipamento permitem que o mesmo não diminua a mobilidades do enfermeiros ou dificulte as operações de socorro, já que a componente audiovisual é colocada sobre a cabeça dos utilizadores, sendo a filmagem guiada pelo ponteiro laser, enquanto a componente informática e de telecomunicações é transportada à cintura.

Ao nível central, existe uma aplicação que possibilita a visualização das imagens captadas, a comunicação com as equipas no terreno e o registo das diferentes ocorrências.
2,900