NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Optimus Innovation Awards premiou soluções inovadoras

Optimus Innovation Awards premiou soluções inovadoras

sexta, 18 fevereiro, 2011 /
Optimus Innovation Awards premiou soluções inovadoras Puratos, Fidelidade-Mundial/Império-Bonança, Planestrada, Unicer Turismo, EDP Distribuição, Governo Civil de Braga, ISA IntelliCare, e o consórcio Efacec / Critical / Inteli / Novabase / Siemens são vencedores da 7ª edição dos Optimus Innovation Awards. Iniciativa promovida pela Optimus distinguiu projectos mais inovadores e avançados em telecomunicações Optimus, implementados em 2010.
A cerimónia de entrega dos Optimus Innovation Awards, que premeia as soluções mais inovadoras em telecomunicações Optimus, decorreu na passada quarta-feira no Coliseu dos Recreios, em Lisboa. O evento foi presidido por Manuel Ramalho Eanes, Administrador da Optimus, e contou com 16 entidades finalistas em quatro categorias: Inovação Pioneira, Inovação Sectorial, Inovação na Administração Pública e Parceiros na Inovação. Pela primeira vez este ano, e a título excepcional, a Optimus distinguiu um projecto na área ambiental.

Em parceria com a Accenture, responsável pela análise e elaboração do parecer sobre os projectos candidatos, a Optimus reuniu um júri multidisciplinar presidido por Manuel Eanes, Administrador da Optimus e composto por António Vidigal, Presidente da EDP Inovação, EDP Ventures e Labelec; José Ramalho Fontes, Director-Geral da AESE; Luís Magalhães, Presidente da UMIC; Mário Jorge Leitão, Director do INESC Porto; e Patrícia Leão, Presidente do Conselho de Administração da FDTI.

Para seleccionar os projectos mais inovadores foram tidos em conta critérios como o grau de inovação das soluções adoptadas, a relevância do papel das comunicações nessas soluções e o contributo destas para a melhoria da eficácia, eficiência e qualidade dos processos e serviços prestados pelas entidades a concurso.

Saiba quem são os vencedores:

Inovação Pioneira

Vencedor: Puratos

Projecto: Comunicações Integradas e Globais

Este projecto de assumida e profunda renovação tecnológica teve como objectivos a melhoria e integração de diversos canais de comunicação numa única solução (voz e dados, fixo e móvel), modernização da infra-estrutura de suporte, virtualização das comunicações, aumento da produtividade das equipas e optimização de recursos. A Puratos adoptou os mais recentes e inovadores serviços da Optimus para ligar locais, pessoas e tudo ao mundo, conjugados numa solução global, segura e resiliente, assente na rede própria e de última geração da Optimus.

Inovação Sectorial

Banca e Seguros:


Vencedor: Fidelidade Mundial

Projecto: Balcão Móvel

Num sector muito competitivo, onde a mobilidade das equipas comerciais é um factor-chave para o total aproveitamento das oportunidades de negócio, a Fidelidade Mundial / Império Bonança assumiu como desafios a modernização e integração das comunicações entre as Agências e os Serviços Centrais, tendo em vista uma maior eficiência operacional. O projecto Balcão Móvel permitiu, através da rede Optimus de última geração, interligar cada uma das sucursais com a rede privada do Grupo CGD e as restantes redes públicas, com total convergência de serviços de comunicações fixas e móveis num só equipamento. Ao incorporar nos serviços tradicionais da voz fixa um conjunto alargado de serviços normalmente disponíveis na voz móvel, a FM/IB aumentou a mobilidade das suas equipas e a disponibilidade para endereçar oportunidades de negócio.

Segurança:

Vencedor: Planestrada

Projecto: Postos SOS

Com o objectivo de implementar um sistema de chamada de emergência para postos SOS na Subconcessão do Baixo Alentejo, a Planestrada empreendeu um projecto de elevada criticidade no domínio da segurança e protecção dos Cidadãos. Com a gestão das chamadas de emergência totalmente realizada na rede Optimus, a qualidade de serviço é garantida ao mais alto nível, nomeadamente através de redundância total do encaminhamento das chamadas de emergência e na simplicidade de configuração dos equipamentos nos postos SOS. Com mais de 6.000 viaturas a circular por dia e km, a Planestrada garantiu assim maior capacidade de assistência em tempo útil, condição vital no domínio da segurança rodoviária.

Turismo

Vencedor: Unicer Turismo

Projecto: Rede multi-serviço no Vidago Palace Hotel

Com o objectivo de modernizar e recuperar o Parque de Vidago, um projecto de interesse nacional, o Vidago Palace Hotel foi objecto de uma profunda remodelação, nomeadamente no domínio das tecnologias de informação e comunicações. Com uma solução chave-na-mão, a Optimus implementou uma infraestrutura que assegura internet, voz fixa e móvel, televisão, video-on-demand, videoconferência, áudio, rede local wired/wireless e internet móvel, totalmente integrada com o sistema de gestão hoteleira, os terminais de pagamento e a plataforma de controlo de acessos e segurança. Com este sistema integrado, a Unicer beneficia de uma solução flexível, integrada e de fácil gestão, que permite uma elevada disponibilidade da informação – condições essenciais para aumentar a eficiência operacional e respectiva qualidade de serviço junto dos clientes do Vidago Palace Hotel.

Utilities

Vencedor: EDP Distribuição

Projecto: Plataforma Integrada de Gestão de Equipas

Com o objectivo de melhorar a qualidade do serviço comercial e técnico, a qualidade da informação, a resposta operacional das equipas no terreno e a eficiência global dos seus processos de negócio, a EDP Distribuição implementou uma plataforma agregadora de execução de trabalhos, bem como de orçamentação e de consulta de informação. Com recurso à rede Optimus de última geração, as cerca de 3 milhões de ordens de trabalho, por ano, são enviadas às equipas internas e externas através de ligação entre o sistema central de gestão e os equipamentos móveis. Com envio e recepção de informação de terreno mais rigorosa e objectiva, a integração entre os diversos sistemas permite consideráveis ganhos de eficiência e qualidade de serviço.

Inovação na Administração Pública

Vencedor: Governo Civil de Braga

Projecto: Iniciativa Segurança Idade Maior (ISIM)

Com o objectivo de diminuir o isolamento dos cidadãos com mais de 65 anos, beneficiários do Complemento Solidário para Idosos, aumentar o seu sentimento de segurança e facilitar o seu acesso aos serviços a que periodicamente recorrem, o Governo Civil de Braga implementou o Programa Iniciativa de Segurança Idade Maior (ISIM). A Optimus apoiou o programa ao disponibilizar aos beneficiários equipamentos de fácil utilização, através dos quais podem ser efectuadas chamadas para várias instituições de solidariedade social, segurança e saúde e também para um familiar. Com 99,8% dos beneficiários “muito satisfeitos”, o Programa ISIM constituiu-se já como uma verdadeira rede entre todos os participantes, assim como um espelho de verdadeiro serviço público e social.

Parceiros na Inovação

Vencedor: ISA IntelliCare

Projecto: Monitorização Remota de Saúde

Com o objectivo de monitorizar de forma permanente, eficaz e economicamente vantajosa, os utentes, em especial portadores de doenças crónicas, assim como encontrar respostas adequadas ao contexto de envelhecimento populacional e maior incidência das doenças crónicas, a ISA Intellicare desenvolveu um novo modelo de prestação de cuidados de saúde, centrado no utente e focado na prevenção. Suportada na rede Optimus, a solução assenta na comunicação entre máquinas para monitorização remota de idosos, através do controlo e transmissão de um elevado número de parâmetros. Esta solução permite o diagnóstico precoce e prevenção de situações de risco, assim como uma gestão mais eficiente da prestação de cuidados e a melhoria da capacidade de resposta das unidades de saúde.

Prémio Sustentabilidade

Vencedor: Consórcio Efacec / Critical / Inteli / Novabase / Siemens

Projecto: Mobi.E

O projecto Mobi.E representa o pioneirismo na adopção de novos modelos energéticos para a mobilidade em Portugal. Para assegurar a comunicação segura e fiável dos postos de carregamento da rede Mobi.E com o Centro de Gestão, assim como a redução de custos e ganhos de eficiência operacional através da gestão e monitorização centralizada dos novos pontos de abastecimento de viaturas eléctricas, o Consórcio Mobi.E implementou uma rede privada 3G da Optimus. Esta solução, embebida nos postos de carregamento e portanto transparente para os utilizadores da rede Mobi.E, permite transmitir – de forma segura e fiável – todos os dados necessários à gestão deste sistema avançado.
2,450