NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
O que é o WAP?

O que é o WAP?

sábado, 03 junho, 2000 /
O que é o WAP? Toda a gente fala sobre WAP. Conheça o novo Wireless Application Protocol.

O advento da World Wide Web no início dos anos 90 e uma revolução tecnológica explosiva tornou possível a cada vez mais informação ser tratada cada vez mais depressa em aparelhos cada vez mais pequenos. Os computadores tornaram-se micro-computadores, depois portáteis, depois compactos e, por fim, de palma da mão, ao mesmo tempo que a Internet se transformou de uma rede, numa comunidade e, por fim, num mercado. Finalmente, temos ambas as coisas nos telemóveis.

Em Junho de 1997, a Phone.com (anterior Unwired Planet), juntou-se à Ericsson, à Motorola e à Nokia (que representavam 90% do fornecimento mundial de telemóveis) e fundaram o Wireless Application Protocol Forum. O WAP Forum é um grupo industrial dedicado a permitir a sofisticação dos serviços de telefone e informação em aparelhos sem fios, incluindo os telemóveis. Hoje, o Forum compreende mais de 200 empresas.

O WAP Forum desenvolveu um protocolo capaz de ser usado nos telemóveis que se tornou standard mundialmente. O WAP baseia-se no WML (Wireless Mark-up Language), uma linguagem mais adequada que o HTML (a linguagem de computadores mais comum na Internet) para transmitir dados para aparelhos sem fios.

As aplicações escritas em WML satisfazem qualquer aparelho que seja compatível com WAP. Para visualizar as páginas em WAP é necessário um microbrowser, o primeiro dos quais foi criado pela Phone.com (que o licenciou de um modo liberal, rapidamente tornando-o standard). Se um aparelho tiver capacidade de mostrar mais linhas de texto que outro, o microbrowser produzirá linhas extras automaticamente.

O WAP também trabalha com vários tipos de aparelhos de input, como os teclados dos telemóveis ou sistemas de activação de voz. É também flexível o suficiente para se apoiar numa variedade de sistemas operativos desde alguns neste momento encontrados nos telemóveis até ao Palm O/S, ao Windows CE e ao futuro sistema EPOC que está a ser desenvolvido pela Symbian, um consórcio que inclui a Nokia, a Motorola, a Psion e a Panasonic.

Segundo Bem Linder, o Vice-Presidente de Marketing da Phone.com, em breve o WAP permitirá downloads de vídeo e audio, o que o tornará muito mais sensual.

9,120
Tags
Wap