|
Novo vírus consegue “destruir” computadores Apple

Aclamados como dos sistemas mais seguros do mundo, as interfaces operativas da Apple são decididamente das favoritas no que à segurança diz respeito. Contrariamente ao Windows da Microsoft ou ao Android da Google, o Mac OS é tido por muitos como o sistema operativo quem menos invasões permite, oferecendo aos seus utilizadores uma segurança ímpar. Contudo, isso parece estar a mudar.
Xeno Kovah, proprietário da empresa LegbaCore e Trammell Hudson, engenheiro de segurança informática, conseguiram criar um vírus altamente corrosivo direccionado especificamente para computadores da empresa da maçã, a que chamaram de “Thunderstrike 2” (será que já houve um primeiro?) e que de acordo com Kovah, citado pelo jornal Wired, «é muito difícil de detectar e muito complicado de escapar».
O vírus foi concebido com o propósito de expor as vulnerabilidades dos equipamentos da gigante norte-americana, alojando-se no sistema operativo sem que os programas antivírus o consigam detectar com eficácia. Para além disto o vírus pode ser transmitido por acessórios, sem que seja necessária uma ligação à internet. É também de salientar que os utilizadores da Apple não correm qualquer tipo de risco de momento, sendo que o vírus foi criado de forma controlada e por agora está confinado ao “laboratório”.
