NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Novidades do Windows 10

Novidades do Windows 10

quinta-feira, 22 janeiro, 2015 /
Novidades do Windows 10

A Microsoft apresentou ontem de forma oficial, o Windows 10.



SMARTPHONE E TABLET


 

UNIFICAÇÃO DO SISTEMA


A Microsoft irá distribuir o seu novo sistema operativo igualmente entre todos os seus dispositivos. Ou seja, não haverá continuidade na distinção entre Windows Phone e Windows versão desktop.

Unificação-do-sistema

Seja um smartphone, tablet ou PC, o Windows 10 irá ser sempre semelhante, com excepção de dispositivos com telas mais pequenas em que logicamente não “cabe” um ambiente de trabalho completo, no entanto, serão disponibilizados vários aplicativos de interface que irão facilmente familiarizar o utilizador de um smartphone da Microsoft com um PC. 


INTEFACE GRÁFICA E MENU


O menu baseado em tiles mantem-se, com excepção do menu de definições e centro de acção, que irão partilhar o mesmo design da versão desktop do Windows 10.

Windows10-Action-Center

CONTACTOS


A aplicação “pessoasirá trabalhar transversalmente em todos os dispositivos, agregando os contactos e permitindo iniciar rapidamente uma chamada de voz ou ainda via Skype, assim como enviar uma mensagem SMS. 

OFFICE


Em termos de ferramentas do Office, o Windows 10 virá com os aplicativos comuns como PowerPoint, Word e Excel, com todas as funcionalidades que se encontram também disponíveis em desktop

MAPAS


A aplicação de mapas está agora totalmente integrada com o assistente de voz Cortana, onde irá ser possível planear uma viagem usando o computador e enviá-la directamente para o smartphone.

FOTOGRAFIAS


As fotografias são agora uma aplicação universal. Isto é, todas as fotografias tiradas com o smartphone, tablet ou PC irão ter integração directa com a cloud Onedrive, de forma a que as mesmas fiquem todas guardadas num só sítio.

MENSAGENS

 

As mensagens serão unificadas. O aplicativo original das mensagens irá dar conta de todas as mensagens de texto assim como mensagens que tenham sido enviadas/recebidas com recurso à internet, como mensagens por Skype por exemplo. Deste modo, as mensagens a par das fotografias ir-se-ão encontrar todas num só local, facilitando a busca e a organização no seu todo.

EMAILS

 

A composição de emails irá ficar a cargo do Word. Desta forma, todas as mensagens enviadas via email terão todos os recursos de que um texto normal escrito no Word beneficia, possibilitando alterações à escrita bastante mais personalizadas.


DESKTOP

 

Antes de mais, uma excelente notícia: o upgrade para Windows 10 irá estar disponível gratuitamente durante o primeiro ano de lançamento, para utilizadores que tenham instalado nos seus PC’s as versões 7, 8 e 8.1 do sistema operativo da Microsoft.

Esta oferta por parte da Microsoft tem o objectivo de chamar os seus utilizadores para o Windows 10 o mais brevemente possível, de forma a obter uma grande adesão logo nos primeiros meses após o lançamento oficial.

Não ficou totalmente esclarecido o que acontecerá caso o utilizador não aproveite a oferta, mas desconfiamos que a consequência passará por pagar um preço relativamente chorudo na compra de uma versão oficial do Windows 10, caso ainda o deseje adquirir.

BROWSER

 

Foi apresentado o projecto spartan browser, correspondente ao próximo grande browser que a Microsoft irá implementar nos seus equipamentos, tanto em PC como em dispositivos móveis (tablets e smartphones)

Uma das principais novidades deste novo browser é a sua interface gráfica, que irá ser totalmente diferente da famoso Internet Explorer. Com um design mais minimalista e visualmente atraente, o Microsoft Edge aseemelhar-se-á bastante mais com a actual linha do Chrome e Forefox, o que revela um passo importante na direcção certa por parte da Microsoft.

Spartan-Browser

De acordo com a imagem oficial acima apresentada, é passível de afirmar que o browser suportará a aplicação de temas, mas não por si próprio. Isto é, de acordo com o tema que o utilizador escolher colocar no seu smartphone, tablet ou PC, assume-se que o browser automaticamente detectará as cores correspondentes ao tema de fundo, adoptando-as na sua interface.

As últimas duas novidades apresentadas em relação ao Edge estão relacionadas com um modo de leitura que poderá ser seleccionado por parte do utilizador, fazendo com que a janela do browser se destaque de tudo o resto, eliminando quaisquer possíveis distracções que possam ocorrer.

Por fim, o spartan irá ter a assistente de voz Cortana integrada, facilitando bastante a navegação através de determinados comandos que o utilizador poderá proferir, como querer saber o tempo para amanhã, o valor das acções na bolsa ou ainda pesquisar restaurantes ou quaisquer outros estabelecimentos que estejam mais próximos no momento.

AMBIENTE DE TRABALHO

 

As novidades relativamente ao ambiente de trabalho prendem-se acima de tudo com a barra do menu iniciar.

Após diversas queixas por parte dos utilizadores do Windows 8, a barra do menu iniciar volta a ter a mesma interface que tinha no Windows 7, com uma excepção: os programas listados irão agora surgir em forma de tiles.


Start-Menu-Windows10

A Microsoft quer agradar a gregos e troianos, ao juntar a simplicidade e intuição do menu iniciar antigamente existente no Windows 7, com a interface mais moderna e sofisticada verificada nas versões 8 e 8.1 do sistema operativo, as famosas tiles.


Por agora, foram estas as novidades apresentadas por parte da empresa de Bill Gates. Relativamente a datas de distribuição oficial, a versão final irá estar primeiramente disponível para os membros do preview program em Fevereiro. Quanto ao consumidor comum, os detalhes relativamente às datas em que o sistema operativo estará disponível ainda não foram divulgados.

Contudo é de esperar que até finais de Março ou inícios de Abril, a versão final do Windows 10 já esteja disponível para transferência e instalação. 


5,063