NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Nova Geração de Leitores de Smart Cards da BlackBerry

Nova Geração de Leitores de Smart Cards da BlackBerry

terça-feira, 18 agosto, 2009 /
Nova Geração de Leitores de Smart Cards da BlackBerry Novo modelo de leitor de cartões inteligentes BlackBerry®; um leitor de cartões leve, portátil para um acesso controlado por proximidade ao computador e aos smartphones BlackBerry® dos utilizadores. Tornando mais fácil para as Organizações implementarem multi-factores de autenticação para computadores, para smartphones BlackBerry e ainda aplicações de infoestruturas de chaves públicas (PKI)

A Research In Motion (RIM) anunciou hoje um novo modelo de leitor de cartões inteligentes BlackBerry®; um leitor de cartões leve, portátil e compatível com a norma ISSO 7816 que permite um acesso controlado por proximidade ao computador e aos smartphones BlackBerry® dos utilizadores. O BlackBerry Smart Card Reader emprega tecnologia Bluetooth® 2.0 com uma encriptação AES-256 a fim de permitir ligações e comunicações seguras entre o leitor, o smartphone BlackBerry, o computador e a aplicação PKI.

As características do novo leitor de cartões inteligentes:
  • Desenho Melhorado - um desenho melhorado, com dimensões de apenas 10 x 6 x 2 cm e um peso de 65 gramas, fazem deste dispositivo algo fácil de transportar. Contem contudo um maior ecrã e retro-iluminação para que seja mais fácil ver, bem como funcionalidades de gestão da energia que podem aumentar a capacidade da bateria entre cargas (bateria de ión de lítio de 900mAh integrada)
  • Segurança Melhorada - quando se utiliza com a Solução Empresarial BlackBerry® o novo BlackBerry Smart Card Reader oferece opções de segurança adicionais, e possíveis de configurar pelo administrador do sistema.
  • Protecção Adicional de Conteúdos - os administradores do sistema podem configurar parâmetros que permitam o funcionamento das palavras passe dos dispositivos caso os leitores de cartões inteligentes BlackBerry® se encontrem ao alcance da cobertura. Estes parâmetros acrescentam outra capa de protecção adicional à palavra passe do dispositivo de mão e também permitem estabelecer uma contra-senha secundária[i] para que sejam desbloqueados os dados secundários do dispositivo.
  • Palavras-chave Bluetooth mais complexas - o anterior modelo do BlackBerry Smart Card Reader permitia um código PIN numérico de 8 dígitos criado ao acaso para ser vinculado por Bluetooth; o novo modelo agora lançado permite códigos PIN para serem vinculados por Bluetooth compostos tanto por caracteres (símbolos, letras, maiúsculas) como por números.
  • Compatibilidade com uma ampla gama de cartões inteligentes - o BlackBerry Smart Card Reader permite ler todos os cartões inteligentes com formato ISSO 7816 e oferece suporte imediato para cartões de Verificação de Identidade Pessoal (PIV), cartões de Acesso Comum (CAC) e cartões Safenet 330.

As organizações dispõem agora da capacidade para implantar o BlackBerry Smart Card Reader como um acessório de segurança para os smartphones BlackBerry, mesmo que não utilizem cartões inteligentes. Uma vez ligado por Bluetooth com o BlackBerry Smart Card Reader, o smartphone BlackBerry bloqueará de forma automática assim que este fique fora do seu raio de acção.

"O BlackBerry Smart Card Reader BlackBerry vem oferecer a todas as organizações apostas em manter a segurança uma nova e poderosa ferramenta para o controlo de acesso a computadores e smartphones BlackBerry" afirmou Scott Totzke, vice-presidente do Grupo de Segurança da BlackBerry da RIM. "Este novo modelo de leitor de cartões inteligentes BlackBerry desenvolve ainda mais a segurança, a flexibilidade e a mobilidade da já fiável Solução Empresarial BlackBerry."

O BlackBerry Smart Card Reader foi construído para utilizadores informáticos e móveis. As principais vantagens deste leitor são as seguintes:
  • Prevenção de Acessos não autorizados - em vez de se colocar o cartão inteligente num leitor fixo ou numa ligação periférica - onde pode ser esquecido com facilidade - os utilizadores podem introduzir o cartão inteligente neste ligeiro leitor que pode facilmente ser transportado. Se o utilizador já não se encontrar junto do smartphone BlackBerry ou do computador ou leitor irá bloquear de imediato.
  • Comodidade e de fácil utilização - oferece aos utilizadores a comodidade de um simples leitor para controlar o acesso tanto ao smartphone BlackBerry como ao computador. O pequeno e leve BlackBerry Smart Card Reader caracteriza-se por ter uma grande capacidade de bateria e uma tecnologia Bluetooth, e ainda por ser fácil de transportar.
  • Aumenta a compatibilidade da Segurança - aumentar a facilidade e comodidade de uso dos cartões inteligentes ajuda a garantir que os utilizadores cumprem com as directrizes das organizações nas questões de segurança. Através de controles de políticas informáticas, os smartphones BlackBerry e os computadores podem ser configurados de modo a que se bloqueiem assim que se perca a ligação entre ambos, de forma a que os dispositivos sejam inutilizados e a informação fique inacessível até que se restabeleça a proximidade e sejam cumpridos os requisitos de autenticação dos utilizadores.
  • Oferece funções de segurança avançadas - o BlackBerry Smart Card Reader em conjunto com as Soluções Empresariais BlackBerry oferece características de segurança avançadas a fim de cumprir os requisitos informáticos de ambientes corporativos e do sector público, como por exemplo:
  • Uma codificação AES-256 para Bluetooth
  • Um modelo de encriptação FIPS 140-2 homologado (o BlackBerry Smart Card Reader também apresenta homologação para FIPS de nível 3)
  • Certificação Coverty para código de qualidade de nível 2 e código de segurança de segurança de nível 2
  • Segurança emissor - receptor mediante a compatibilidade S/MIME que requer que os empregados assinem e cifrem digitalmente mensagens enviadas a partir do seu computador ou do seu smartphone BlackBerry
  • Controles de políticas informáticas para reforçar a segurança da utilização de smartphones BlackBerry ou computadores
  • Gerir de maneira wireless chaves de segurança nos leitores de cartões inteligentes BlackBerry através do BlackBerry® Enterprise Server
  • Suporte para autenticação multi-factorial para um acesso controlado a smartphones BlackBerry, computadores e aplicações PKI
  • Gestão do ciclo de vida de palavras-chave de forma wireless - os administradores dos sistemas obtêm controlo adicional sobre o ambiente wireless com capacidade de gerir sem necessidade cabos os ciclos de vida das chaves de segurança no BlackBerry Smart Card Reader através do BlackBerry Enterprise Server.

O BlackBerry Smart Card Reader estará disponível em Setembro, oferece-se uma apresentação antecipada do mesmo esta semana na Conferência LanWarNet 2009 em Fort Lauderdale (Florida). Para obter mais informações sobre o BlackBerry Smart Card Reader, visite: www.blackberry.com/go/smartcardreader.
3,805