NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Nova ferramenta de proteção contra ransomware TeslaCrypt

Nova ferramenta de proteção contra ransomware TeslaCrypt

sábado, 21 maio, 2016 /
Nova ferramenta de proteção contra ransomware TeslaCrypt

ESET liberta gratuitamente os computadores atacados pelas mais recentes variantes do ransomware TeslaCrypt.

 

*Comunicado de Imprensa

A ESET lançou dia 19 de Maio desencriptação para variantes recentes do ransomware TeslaCrypt. Se tiver sido infetado por uma das novas variantes (v3 ou v4) do conhecido ransomware TeslaCrypt e os ficheiros encriptados possuírem as extensões .xxx, .ttt, .micro, .mp3 ou permanecem inalterados, a ESET tem boas notícias para si.

“Ransonware” é uma categoria de malware particularmente perigosa, uma vez que encripta todos os ficheiros de um computador e, em alguns casos, até de ficheiros em rede, tornando-os ilegíveis. Para que tudo volte ao normal, é preciso uma chave, que o autor do programa exige em troca de uma determinada quantia a título de resgate, efetivamente tornando os seus dados “reféns” – daí o nome, uma vez que “ranson” é a palavra inglesa para “resgate”.

 

Recentemente, operadores do TeslaCrypt, um dos mais perigosos ransonware, anunciaram estar a concluir as suas atividades maliciosas. No seguimento disso, um dos analistas da ESET contactou de forma anónima o grupo, usando o canal de apoio oficial oferecido às vítimas do ransomware pelos operadores do TeslaCrypt e pediu a chave de desencriptação. Surpreendentemente, eles tornaram-na pública.

Isto permitiu à ESET criar uma ferramenta de desencriptação gratuita capaz de desbloquear ficheiros afectados por todas as variantes deste rasomware. Para mais instruções, por favor visite o website na ESET Knowledgebase.

 

É importante salientar que o ransomware permanece uma das formas mais persistentes de ameaças online e a prevenção é essencial para se manter seguro. A ESET sugere que os utilizadores mantenham o seu sistema operativo e software atualizados, usem uma solução de segurança fidedigna com múltiplas camadas de proteção e façam backup regular de todos os dados importantes e valiosos numa localização offline (como armazenamento externo).

A ESET aconselha ainda que tenha cuidado quando clicar em links ou ficheiros no email ou browser. Especialmente se a mensagem provir de fontes desconhecidas ou parecer suspeita.

2,639
Comentários
close