NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Nokia importa trackerball

Nokia importa trackerball

segunda-feira, 09 dezembro, 2002 /
Nokia importa trackerball A Nokia já garantiu o registo de uma patente, nos Estados Unidos, de um modelo de telemóvel com trackerball. Segundo consta do registo de patente "O dispositivo incorporado compreende um sistema de trackball amovível ligado ao terminal e pelo menos um sensor de posição rotativo ligado ao próprio dispositivo. O sensor inclui um globo que gira na superfície exterior do trackerball. O dispositivo está configurado de maneira a que o utilizador possa movimentar a esfera em movimentos aleatórios".

Ao que parece, a Nokia está a dar uma enorme cobertura às bases de registo desta patente, que incluem todos os métodos conhecidos de construção de um sistema de trackerball, e as suas aplicações num terminal móvel. Segundo explicações da marca, este dispositivo irá permitir uma maior liberdade e facilidade no manuseamento do telemóvel, sem que seja preciso estar a olhar para o teclado ao digitar uma qualquer função. Aliás, à semelhança do que já acontece com o joystick no modelo 7650, na navegação do Symbios OS.

A presente invenção da Nokia também permite poupar uma área significativa do telemóvel, uma vez que se torna desnecessária a inclusão de alguns botões para determinadas funções. Isto não significa, necessariamente, que o líder mundial de telemóveis vá incluir sistema de trackerball nos seus próximos modelos, mas tudo indica que o registo de patente não tenha sido em vão. Até porque como ficou provado, as vantagens são mais que muitas.
3,631