NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Nissan Nismo, uma resposta ao Samsung Galaxy Gear?

Nissan Nismo, uma resposta ao Samsung Galaxy Gear?

segunda, 09 setembro, 2013 /
Nissan Nismo, uma resposta ao Samsung Galaxy Gear?

O Nissan Nismo é um relógio inteliigente produzido pela fabricante de automóveis e que será apresentado esta semana em Frankfurt, na Alemanha

Provavelmente por esta altura já é minimamente familiarizado com o conceito de relógio inteligente, smartwatch ou wearable devices. O que não é para menos: além dos incontáveis rumores relativos aos futuros lançamentos de novos produtos dentro desta categoria de mercado, o debate reacendeu-se ainda na semana passada após a Samsung ter introduzido o Galaxy Gear, o seu primeiro smartwatch.

A apresentação do relógio da Samsung motivou que empresas gigantes dentro do sector da relojoaria, como a Casio, se manifestassem em relação a este novo sector tecnológico de mercado, ao passo que motivou empresas concorrentes - incluindo de sectores tão distintos como o sector automóvel - a apresentar as suas próprias propostas. É o caso da Nissan e do seu novo Nissan Nismo, que será introduzido esta semana durante o Frankfurt Motor Show, na Alemanha.

Nassan Nismo, uma resposta ao Samsung Galaxy Gear?

Uma proposta melhor definida que o Samsung Galaxy Gear?

Uma das sensações com que ficámos após a introdução do Samsung Galaxy Gear foi de que a sua proposta, enquanto produto, não estava totalmente bem definida. Apesar do formato de relógio, que admitidamente exerce funções complementares a alguns dos dispositivos da empresa sul-coreana, em tudo o resto o Galaxy Gear não se parece diferenciar dos smartphones da Samsung. Ou seja: ficámos realmente sem saber por que motivo haveríamos de adquirir este aparelho.

O mesmo não parece acontecer com o Nissan Nismo: a sua função de complementaridade parece-nos estar melhor definida, melhor delineada e ser mais óbvia do que na proposta da Samsung. Parece igualmente ser mais adequada: a de complementar a experiência de condução. Como? Ao servir para monitorizar e exibir informações sobre a experiência de condução do utilizador, sobre o estado da sua condução ou até mesmo sobre o estado do seu veículo. E isto sem ignorar a componente social do dispositivo.

Nissan Nismo, uma resposta ao Samsung Galaxy Gear?

Existem, contudo, contrapartidas: o Nismo da Nissan só parece ser compatível com os automóveis da fabricante, o que à partida irá limitar o seu público-alvo. O Nismo é compatível com os modelos da mesma marca da Nissan e vai conectar-se aos automóveis via Bluetooth de forma a poder disponibuilizar informações úteis como o consumo do combustível ou sobre a performance dos motores.

"A tecnologia utilizável está a tornar-se rapidamente na próxima grande coisa e queremos tirar partido desta tecnologia inovadora para tornar a nossa marca Nismo mais acessível", terá referido um manager europeu da Nissan. "Na pista, a Nissan utiliza as últimas tecnologias de treino biométricas para melhorar a performance dos nossos atletas e é esta tecnologia que queremos trazer aos nossos fãs para melhorar a sua experiência de condução e detenção do Nismo".

O que acha do conceito da Nissan? Que funcionalidades deveria exercer um relógio inteligente? Diga-nos o que pensa!

5,418