NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Ligue o computador com a sua voz

Ligue o computador com a sua voz

quarta-feira, 19 agosto, 2015 /
Ligue o computador com a sua voz
Uma nova gama de processadores da Intel permite aos utilizadores “acordarem” o PC com a voz.

*Imagem por: wallpaperlepi.com

Alguns smartphones permitem ao utilizador, através de software implementado pelas fabricantes, acordar o ecrã com gestos ou mesmo com a voz. Existem vários exemplos da implementação dessa tecnologia em alguns telemóveis, particularmente da marca Motorola com o software Moto Voice, que ficou bastante popularizado há algum tempo atrás.

Contudo, parece que agora também os computadores poderão ser acordados com a voz dos seus utilizadores, tecnologia que nos chega pela mão da conhecida Intel.

A conhecida fabricante lançou no mercado uma nova série de processadores a que chamou de “Skylake”, que vêm acompanhados de um processador de sinal digital incorporado. Este processador permite aos processadores “ouvirem” os seus utilizadores e reconhecerem variados comandos, sendo que alguns deles estão directamente relacionados com a assistente de voz da Microsoft, a Cortana, que vem integrada com o Windows 10.

«Hey Cortana» ou «Cortana, acorda!» são dois exemplos de frases que, quando proferidas na direcção de um PC com um processador Skylake incorporado, irão fazer com que o PC automaticamente active a assistente de voz sendo que, a partir desse momento, todos os comandos normais de interacção com a Cortana já estarão disponíveis para serem reconhecidos.

A nova função foi anunciada no decorrer do fórum de desenvolvedores da Intel, ocorrido em São Francisco durante o dia de ontem. Não se sabe que género de consequências em termos de energia esta nova funcionalidade poderá causar, contudo, aparentemente a função poderá eventualmente ser desligada.
2,958