NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Li-Fi. Internet à "velocidade da luz"

Li-Fi. Internet à "velocidade da luz"

quarta-feira, 02 dezembro, 2015 /
Li-Fi. Internet à "velocidade da luz"

Nova tecnologia permite transferências a mais de 100 Gb/s.


Imagem por: Fastcompany
 

A velocidade de ligação considerada normal e mais actual hoje em dia, repousa algures sobre uma velocidade de transferência de dados na ordem dos 100 Mb/s. Contudo isso está prestes a mudar.

Apresentada já no decorrer de 2011, a tecnologia Li-Fi é uma nova forma de ligação à internet que permite velocidades até 100 vezes superior à velocidade de transferência de dados considerada actual. Mas é apenas agora que esta revolucionária tecnologia está a dar os seus primeiros passos no mundo real, com testes piloto cujos resultados são mais do que prometedores.

Como Funciona

A Li-Fi é uma tecnologia de transmissão de dados sem fios apresentada em 2011, em tudo semelhante ao Wi-Fi, contudo, faz uso de lâmpadas em vez de routers. Sim, lâmpadas.

Contrariamente à transmissão Wi-Fi que utiliza a fibra óptica para transmitir dados, na tecnologia Li-Fi os dados são transmitidos pelo ar e sem a necessidade de utilizar quaisquer fios ou tubagens. Tem no entanto a desvantagem de não conseguir atravessar paredes, já que não existe um fio condutor.

LiFi-1

Imagem por: TSF

Mas será que substitui o Wi-Fi?

Não. O objectivo desta tecnologia, para já, é o de complementar as redes domésticas com uma ligação à internet sem fios mais rápida, eficiente e segura. Mais rápida porque é, de facto, muito mais rápida que qualquer ligação Wi-Fi actualmente no mercado – investigadores especializados já deram conta de velocidades superiores a 200 Gb/s! -, mais eficiente devido à própria disposição dos emissores de sinal que são.. enfim, são lâmpadas.

Por fim mais segura devido ao facto de não atravessarem paredes, o que apesar de para alguns poder constituir um entrave, é simultaneamente uma forma de evitar invasões externas.

Melhor do que continuar a explicar a tecnologia, é deixar o vídeo de demonstração falar por si.


 

4,374