NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Internet a matar as SMS?

Internet a matar as SMS?

terça-feira, 13 novembro, 2012 /
Internet a matar as SMS?

Porquê enviar SMS se a Internet torna tudo mais fácil? Envio de SMS entra em declínio nos EUA graças a serviços de Messaging que recorrem à Internet.

Algum dos leitores é viciado em SMS? Se a resposta for sim, talvez dentro de pouco tempo venha a substituir o envio de SMS por uma alternativa que permita o envio de mensagens com recurso à Internet. A vantagem? Sai mais barato e é igualmente eficaz. A crescente popularidade de serviços como a WhatsApp, o Skype ou o BlackBerry Messenger poderá ser um indicador de que o envio de SMS poderá vir a entrar em declínio brevemente.

Internet a matar as SMS?

De acordo com o ComputerWorld, esse fenómeno começa a verificar-se nos EUA, onde cada vez mais utilizadores abdicam do envio de SMS em prol de aplicações e/ou serviços de chat que recorram à Internet. A descida, pelo menos por enquanto, não é significativa, mas é uma tendência que já se tem vindo a verificar ao longo dos últimos meses. A Chetan Sharma Consulting refere que o envio de SMS desceu de uma média mensal de 696 para 678, tendo atingido o seu culminar durante o segundo trimestre de 2012 e iniciado o seu 'declínio' após esse período.

Se haverá consequências? Pelo menos nos lucros dos operadores de telecomunicações, cujas receitas geradas devem uma parte significativa ao envio de mensagens de texto. Não deixa de ser pertinente, contudo, que a Chetan Sharma Consulting refira que também o tráfego de dados venha a diminuir até ao final do ano - de acordo com a firma de consultoria, a percentagem anual de crescimento deverá situar-se nos 80%, que apesar de ser elevado, não deverá ultrapassar o crescimento observado nos passados cinco anos.

O que acham os leitores? Por que meio optam, preferencialmente, para entrar em contacto com alguém? Deixem-nos o vosso feedback!

3,955