NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Impressão 3D na construção civil. De pequenas peças a mansões de luxo

Impressão 3D na construção civil. De pequenas peças a mansões de luxo

sexta-feira, 24 abril, 2015 /
Impressão 3D na construção civil. De pequenas peças a mansões de luxo

Mais uma prova em como o continente asiático continua constantemente a surpreender-nos.


Os últimos anos têm sido uma autêntica roda viva no mundo tecnológico. Entre as múltiplas novas tecnologias que se têm vindo a destacar, a impressão 3D ocupa claramente um lugar de destaque.

As aplicações desta tecnologia são virtualmente ilimitadas. Desde a impressão de próteses, passando por armas totalmente funcionais, os ramos em que a impressão 3D pode vir a tomar um papel determinante são infindáveis. É um mundo totalmente novo ainda em fase embrionária, onde as suas aplicações são imensuráveis.

Esqueçam as próteses e as armas por um instante. Pensem mais alto. Imaginem por exemplo, casas… melhor, pensem em mansões de luxo. Acham possível? Num futuro a médio prazo, faz sentido que sim.

E têm toda a razão em achá-lo. Aliás, já existem algumas empresas à vossa frente. E sim, uma delas é oriunda da China (tinha de ser). Chama-se WinSun e agora, pasmem-se: esta empresa contruiu uma mansão com 12.000 metros quadrados, totalmente à base de materiais impressos em 3D.


Entrada principal e vista de cima

Casa3D


Os materiais usados na construção da gigantesca habitação são todos feitos a partir de pedra reciclada, restos de materiais usados em construções anteriores e, a impressora que fez todo este trabalho, tem uma impressionante altura de aproximadamente seis metros! Através da combinação dos materiais acima descritos juntamente com reforços em aço, a impressora criou várias camadas de materiais que secaram e endureceram após impressos.

É de notar contudo, que esta não é a primeira proeza da empresa asiática. Anteriormente à construção da mansão, a WinSun já tinha construido um edifício com cinco andares que demorou apenas um dia a ser impresso e cinco dias de montagem, tudo com custos mínimos de uma mão-de-obra significativamente inferior à que é usualmente necessária por parte de construções mais comuns.


Prédio construido pela WinSun

Edifício3D


 

 

4,589