NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Impressão 3D dá nova vida a tartaruga marinha

Impressão 3D dá nova vida a tartaruga marinha

sexta-feira, 22 maio, 2015 /
Impressão 3D dá nova vida a tartaruga marinha

Através de impressão 3D, médicos na Turquia conseguiram recuperar a mandíbula de uma tartaruga marinha. 


A impressão 3D continua a dar que falar, e suspeitamos que assim irá continuar durante muitos e longos anos. As possibilidades e fins para os quais esta tecnologia pode ter uso são virtualmente infindáveis, apenas limitadas pela imaginação e criatividade de cada um.

Os ramos nos quais a impressão 3D começa a deter uma importância fulcral permitem o fabrico de materiais a um baixo custo com uma agilidade muito maior, possibilitando a construção de objectos e ferramentas bastante mais rápido do que através dos métodos clássicos.

Após a notícia da criação de uma mão prostética para uma menina norte-americana que devido a complicações no parto teve de amputar a sua mão e ante-braço esquerdos, surge agora uma nova notícia também no ramo da saúde, mas desta feita no reino animal.

Na Turquia, uma tartaruga marinha que sofreu um traumatismo na mandíbula, impossibilitando assim a sua alimentação, viu uma equipa da universidade de Pamukkale criar uma mandíbula totalmente funcional através de impressão 3D. A componente óssea em questão foi criada através de materiais medicamente alterados como titânio, em parceria com a empresa Btech Innovation, sendo mais tarde colocada através de cirurgia.

Esta é de facto uma excelente notícia, dado que no reino animal todos os dias existem animais feridos e com enormes mazelas que grande parte das vezes reduzem drasticamente o seu tempo de vida. Assim, esta intervenção poderá vir a servir de base no futuro para ajudar cada vez mais animais que sofram do mesmo género de lesões. 

Deixamo-vos com o vídeo, em baixo, da tartaruga já com a sua nova mandíbula, totalmente fabricada através de impressão 3D.


2,585