NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Huawei Watch. Análise

Huawei Watch. Análise

segunda-feira, 30 novembro, 2015 /
Huawei Watch. Análise

O smartwatch da Huawei em exame.


* Imagem por: Telemoveis.com

** Todas as especificações do Huawei Watch, aqui

*** Equipamento cedido por: Huawei Portugal
 
PREÇO: 399 €

HUAWEI WATCH EM RESUMO

 

- Ecrã AMOLED de 1.4" Polegadas com resolução de 400 x 400p.

- Processador Qualcomm Snapdragon 400

- Memória RAM de 512 MB.

- Armazenamento interno de 4 GB.

- Conectividade Wi-Fi e Bluetooth versão 4.1.

- Bateria de 300 mAh.

- Sistema operativo Android Wear OS.


A época dos smartwatches chegou sensivelmente em 2014, contudo, o ano de 2015 serviu de plataforma para o boom deste segmento, com inúmeras fabricantes a anunciarem novas propostas consistentemente.

Com a nova linha de luxo da Huawei, veio também o smartwatch da fabricante chinesa que não é para ser apelidado de menos, já que o seu preço ronda os 400 Euros e pretende competir com gigantes como a Apple e ou a Samsung.

Assim sendo tivemos a oportunidade de analisar o Huawei Watch, cujas conclusões de encontram em baixo. Vejamos.

#1 – Huawei Watch. Aparência e Construção

Logo ao abrir a caixa, temos a sensação de que estamos realmente perante um produto premium e elegante, já que a mesma relembra as caixas pertencentes a marcas da mais alta relojoaria. Cozida em pele castanha escura e clara, a caixa demonstra um excelente contraste, aparentemente garantindo que o produto que se encontra por dentro se trata de algo valioso e a cuidar.

Imagem1

Imagem por: Telemoveis.com

Materiais

smartwatch tem uma aparência sólida, com materiais de qualidade. Totalmente construído à base de metal juntamente com a pulseira com que o modelo em questão ostenta, destaca-se também o vidro em safira, material reconhecidamente utilizado por diversas fabricantes da indústria um pouco por todo o mundo, devido à sua alta resistência contra riscos e quebras.


Imagem2

Imagem por: Telemoveis.com

Ecrã

A qualidade de imagem repousa sob um ecrã AMOLED com uma densidade de píxeis na ordem dos 226 ppi, quantidade muito razoável para um ecrã de apenas 1.4” polegadas.

O ecrã é logicamente táctil, sendo a coroa o único botão físico disponível no equipamento. Este mesmo botão serve apenas algumas funções, nomeadamente a de desligar / ligar o ecrã e o equipamento. As restantes funcionalidades disponibilizadas pelo Huawei Watch são todas acessíveis através do toque.

HuaweiWatch7

Imagem por: Telemoveis.com

#2 – Huawei Watch. Funcionalidades

O software embutido no Huawei Watch corresponde ao sistema operativo da Google próprio para relógios inteligentes, chamado de Android Wear OS. Logicamente as opções presentes nesta versão do Android não correspondem à quantidade evidente nas edições próprias para smartphone, contudo, o número (e importância) das funcionalidades não se deve subestimar.

É também de salientar que o funcionamento do smartwatch fica a cargo de um Qualcomm Snapdragon 400, um processador de quatro núcleos optimizado para correr a 1.2 GHz. Já a memória RAM é de 512 MB, à qual se junta um armazenamento interno de 4 GB.

Imagem3

Imagem por: Telemoveis.com

Mostradores para todos os gostos

A Huawei acrescentou ao Android Wear diversas opções estéticas para o utilizador poder usufruir de várias faces para o seu smartwatch, para que o tédio nunca constitua um entrave à sua utilização.

As opções de visualização horária disponibilizadas pela Huawei pretendem atingir qualquer género de utilizador, do mais clássico ao mais sofisticado, providenciando uma razoável variedade de mostradores à escolha de cada um.

De forma a escolher que face utilizar, basta pressionar o ecrã longamente até que surjam as opções de selecção e pressionar sob a qual pretende que seja mostrada.

HuaweiWatchFaces

Imagem por: Telemoveis.com

Navegação e menus

As funcionalidades do Android Wear OS são todas elas facilmente acessíveis e relativamente intuitivas de aprender. Mesmo para o consumidor que nunca lidou com o sistema operativo Android, a Google tratou de simplificar ao máximo o seu sistema operativo para relógios inteligentes. Assim sendo, o Android Wear tem na sua génese três gestos swipe para três direcções distintas: cima, baixo e esquerda.


Imagem4

Imagem por: Telemoveis.com

Swipe é a palavra chave

Ao fazer swipe para cima encontram-se os cards, que correspondem a pequenas notificações como os resultados de um jogo, meteorologia ou emails recebidos. É possível consultar um ou todos os cards ao fazer swipe continuamente no ecrã, até que os mesmos terminem.

O gesto de swipe para a direcção oposta orienta-nos para as opções de notificações, modo teatro, optimização de brilho e ainda as configurações, muito à semelhança do sistema operativo Android para smartphone.

Aqui podemos definir se apenas pretendemos receber notificações de aplicações prioritárias, não receber nenhuma notificação ou então receber notificações de todas as aplicações. Surge então o modo teatro que desliga automaticamente o ecrã, de seguida as opções de optimização de brilho e, por fim, o acesso às configurações gerais do smartwatch.
HuaweiWatchNotTeatro
 

HuaweiWatchNotTeatro-2

Imagens por: Telemoveis.com

Menus Principais

O gesto de swipe para a esquerda orienta-nos para mais três menus, sendo o primeiro correspondente às principais aplicações disponibilizadas pelo smartwatch como o Alarme, Cronómetro, Fitness Tracking, entre outras apps que funcionam em conjunto com o smartphone.

Em segundo lugar encontramos os contactos previamente sincronizados com a conta da Google presente no telemóvel e, por último, um terceiro gesto de swipe na mesma direcção leva-nos para um outro menu mais utilitário, no qual se encontram opções como enviar SMS, mostrar a frequência cardíaca, definir um alarme ou consultar os nossos compromissos mais importantes.

HuaweiWatchMenus

Imagem por: Telemoveis.com

Bateria

Para finalizar a análise da melhor forma, nada melhor do que escrever um pouco acerca de uma das principais componentes de qualquer smart device. Falamos claro está da bateria que no caso do Huawei Watch é de 300 miliamperes, quantidade que se verificou suficiente para uma utilização razoável do dispositivo, providenciando uma autonomia entre um dia e meio e dois dias, com uma utilização moderada a intensiva.

Tendo em conta a pequena capacidade da bateria e a grande quantidade de funções do Huawei Watch, a autonomia evidenciada revelou-se muito satisfatória.

HuaweiWatch9

Imagem por: Telemoveis.com

#3 - Huawei Watch. Conclusão e Crítica Pessoal

No decorrer da análise testámos praticamente todas as aplicações presentes no Huawei Watch, desde à contagem de calorias e medição do ritmo cardíaco, passando por funções de menor importância como o cronómetro ou o alarme.

A conclusão é surpreendentemente positiva, já que para um segmento tão recente no mercado, não seria de esperar que tudo funcionasse tão bem. Destaca-se a contagem de calorias e medição de ritmo cardíaco através da aplicação “Fitness Tracking", que evidenciou um excelente funcionamento e precisão na medição daquilo a que se propõe, assim como toda a integração das aplicações nativas do sistema operativo Android com o relógio, que cumprem de forma bastante aceitável todas as funções que é suposto.

Opinião  

Começo por afirmar que fiquei incrivelmente satisfeito com o Huawei Watch, algo que foi claramente contra as minhas expectativas iniciais. Apesar da forte concorrência no mercado e que continua crescer ferozmente, o Huawei Watch a meu ver, rivaliza facilmente com qualquer outro smartwatch presente no mercado actual, não só pelas funcionalidades do Android Wear, mas também pela sua própria construção premium e qualidade das componentes.

O funcionamento geral mostrou-se fluido e mais intuitivo que o esperado, já que esse era um dos meus receios primordiais ao começar a fazer uso do Huawei Watch. A integração com o smartphone também foi surpreendentemente positiva com várias aplicações a funcionarem em perfeita sintonia, caso do Whatsapp, SMS's e emails, o que me leva à principal vantagem de um smartwatch: a possibilidade de verificar - quase - todas as notificações do telemóvel sem ter que o tirar do bolso. Contudo e como dito acima, acredito que esta seja uma área com uma larga escala de progressão, em que certamente algumas funcionalidades serão desenvolvidas de forma muito mais aprofundada.

Deste modo, prefiro esperar mais um ou dois anos até que este ramo esteja um pouco mais desenvolvido e, aí sim, começar a pensar em adquirir um. No entanto e a julgar pelas prestações e desempenho do Huawei Watch, estou plenamente convicto de que o caminho a percorrer será trilhado de sucessos.

Imagem5

Imagem por: Telemoveis.com
5,949