NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Huawei

Huawei

quarta, 30 setembro, 2015 /
Huawei
Saiba alguns dos principais pontos na história da Huawei

 
A Huawei foi fundada em 1987 pela mão de Ren Zhengfei, um ex-militar chinês. Com a sua base de operações sediada em Shenzhen, China, a Huawei é actualmente a maior fabricante de telecomunicações a nível global.
 

Ren Zenghfei

Huawei-1

O INÍCIO DA HUAWEI

 

Em 1987, Ren Zhengfei fundou a Huawei com o propósito de tornar a empresa numa companhia de consultoria e serviços operacionais, para muitas das empresas nacionais e fora da China. Contudo, a empresa rapidamente se tornou numa agência de vendas de linhas de telefone locais.

Após alguns anos, a empresa ganhou o seu próprio centro de pesquisa e começou a investigar e a desenvolver várias inovações que se vieram a verificar nos anos conseguintes, caso da alternador de linha digital C&C08, que constitui um marco da empresa neste segmento de tecnologia digital. Posteriormente, passou a providenciar produtos de linhas fixas a uma outra companhia em Hong Kong.

Em 1999, a Huawei estabeleceu o seu primeiro centro de pesquisa e desenvolvimento fora da China, nomeadamente em Bangalore, India, ano em que também se fidelizou à IBM num contrato com uma duração estipulada de 5 anos, isto é, até ao ano de 2003.
 

Alternador Digital C&C08

Huawei-2

HUAWEI: EXPANSÃO E INVESTIMENTO EM MOBILE

 

Após a sua ligação à IBM ter sido oficializada, a Huawei sofre algumas mudanças que permitiram à empresa aumentar a velocidade de expansão para o estrangeiro, tendo no ano 2000 atingido a impressionante marca de 100 milhões de dólares de receita, assim como a criação de mais um centro de pesquisa e desenvolvimento, desta feita em Estocolmo, Suécia.

Apenas um ano depois, a Huawei já tinha quatro centros de pesquisa estabelecidos nos Estados Unidos, tendo-se juntado no decorrer do mesmo ano à ITU (International Telecommunications Union). Em 2002, as vendas da Huawei já excediam meio milhar de milhão de dólares.

A história da Huawei a partir deste momento não é nada mais do que um sucesso, tendo a empresa arrecadado vários contratos pelo mundo, entre eles um com a agência de telecomunicações alemã Telfort, que ofereceu 25 milhões de dólares à Huawei em troca da construção de uma rede de terceira geração em 2004.

Passando para 2008, ano em que a Huawei oficialmente entrou no mercado dos telemóveis com o modelo Huawei T201, um modelo simples e económico. O primeiro telemóvel verdadeiramente “smart” da Huawei e já com o sistema operativo móvel Android foi concebido e lançado em Outubro de 2010, com o nome de Huawei Ascend, constituindo assim o primeiro smartphone de uma linha recheada de sucessos.

Desde esse momento, foram vários os equipamentos lançados pela gigante chinesa e que fizeram as delícias dos consumidores por vários motivos, sendo o principal relacionado com a relação qualidade/preço, factor que tornou a Huawei numa das maiores potências mundiais no ramo das telecomunicações.

Contudo, a Huawei tem vindo a aprimorar os seus equipamentos com novas tecnologias e também, consequentemente, com preços mais altos. O último grande exemplo disso mesmo é o recentemente lançado Huawei Mate S, um dispositivo recheado de novas tecnologias cujo preço já compete com outras marcas de renome como a Apple ou a Samsung.
 

Huawei Mate S

Huawei-3

4,702