NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
GSM MoU - Memorandum of Understanding

GSM MoU - Memorandum of Understanding

sexta-feira, 14 abril, 2000 /
A entidade reguladora do GSM.

O GSM evoluiu de uma iniciativa puramente Pan-Europeia para uma organização mundial actualmente com mais de 400 membros pertencentes a 128 países que formam o MoU - Memorandum of Understanding, a entidade reguladora do GSM.

Geralmente o plenário MoU reune-se cada quatro meses para que as organizações que o constituem decidam sobre a evolução do GSM e  procurem melhorar e rever os documentos standard do GSM MoU.

Tarefas do MoU

A tarefa principal do MoU é estabelecer redes GSM internacionalmente compatíveis entre os vários países membros e providenciar mecanismos que permitam a colaboração entre operadoras a nível comercial, operacional e técnico.

No plenário MoU, os participantes dos vários grupos de trabalho e de interesse transmitem aos restantes membros as novidades e desenvolvimentos desde a última reunião. Todas as propostas são votadas sendo que o nº de votos atribuidos a cada membro depende de factores como o nº de assinantes e o GDP do seu país.

No entanto, a maior parte da comunicação entre as operadoras é feita através de vários grupos técnicos de trabalho que reportam as suas actividades em cada plenário. Estes grupos de trabalho discutem assuntos como roaming internacional, marketing global, harmonização dos princípios que regem a atribuição de tarifas, definição de processos de contabilização e facturação, questões legais e reguladoras, planeamento de lançamento de novos serviços, bem como quaisquer outros assuntos que os membros da MoU queiram discutir.

Administração do MoU

O MoU é administrado pelo Permanent Secretariat, sedeado em Dublin, Irlanda e quaisquer transgressões por parte de membros é reportada a este escritório. GSM Facilities Ltd foi constituida em 1994 para lidar com o complexo processo que envolve a introdução do GSM Phase 2, que inclui data/fax e serviços SMS.

Membros do MoU

Entre os membros do MoU incluem-se redes GSM a 900MHz (GSM 900), redes GSM a 1800MHz (DCS 1800) e mais recentemente redes a 1900MHz (PCS). Os delegados da MoU são normalmente representantes técnicos dos membros da direcção - para permitir a tomada de decisões nas reuniões do MoU que afectem directamente a questões técnicas da rede.

A TMN, Telecel e Optimus são membros do MoU.

Grupos Especiais de Interesse (Special Interest Groups)

Existem também alguns Grupos Especiais de Interesse representando gupos de operadoras unidas por localização geográfica ou por tecnologia. Entre estes incluem-se os grupos de interesse Europeu, "Pacific Rim" e Arábico.

Contacto do MoU

Para mais informação sobre o GSM MoU contacte:

Mary King
GSM MoU Association Company, Ireland
Tel: +353 1 269 5922
Fax: +353 1 269 5958
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Web: http://www.gsmworld.com
WAP: http://wap.gsmworld.com

5,051
Tags
Tech