NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Google. Uma empresa Alphabet

Google. Uma empresa Alphabet

domingo, 16 agosto, 2015 /
Google. Uma empresa Alphabet

A tecnológica norte-americana converteu-se esta semana numa marca dentro de uma marca

*Conteúdo publicado originalmente em iOnline - Tecnologia

**Imagem: Flicker

Google Maps. Youtube. Chrome. Android. O que têm estes serviços/produtos em comum? Todas exibem o selo da Google. Mas se se espera que esta característica se mantenha, a verdade é que a Google deixou esta semana de ser a empresa-mãe para passar, ela própria, a fazer parte de um universo maior - o da Alphabet Inc. O anúncio foi feito no passado dia 10 de Agosto pelo co-fundador e CEO da icónica gigante da internet, Larry Page.

Isto significa que vão ser implementadas mudanças radicais  no seio da Google ao longo dos próximos tempos, incluindo o abandono da chefia da empresa por parte do actual CEO. A direcção-executiva da Google vai passar a ser assumida por Sundar Pichai, que tem vindo a liderar as divisões Android e Chrome da empresa. Larry Page, por sua vez, irá servir como CEO da Alphabet, ao passo que o co-fundador da Google - Sergey Brin - assumirá o cargo de presidente da empresa.


O que vem aí

« A Alphabet é sobretudo uma colecção de empresas », explica Larry Page no blog oficial da Google, que se destaca das restantes por ser admitidamente a maior do portefólio. O objectivo é o de englobar iniciativas que não estejam exclusivamente ligadas à internet, incluindo esforços como a Life Sciences - que produz lentes de contacto inteligentes - e a Calico, esta última mais focada em investigar a longevidade da vida humana.

« Acreditamos fundamentalmente que isto [a adopção do selo Alphabet] vai permitir-nos aplicar uma gestão em maior escala, já que, independentemente, podemos fazer coisas que não se encontram muito correlacionadas », explica Page.

Isto significa que, embora cada uma das empresas Alphabet seja gerida por um CEO próprio, os co-fundadores da Google permanecerão presentes no acompanhamento das empresas, ainda que focados numa escala mais abrangente. « [O] Sergey e eu estamos seriamente focados em começar novas iniciativas de negócio ».

Para já, sabe-se que a Alphabet vai passar a englobar o célebre laboratório de investigação da Google (X Lab), responsável por projectos como os Google Glass, entre outros. As acções da Google também se deverão converter em acções da Alphabet.


Alfabeto Alphabet, segundo a Quartz

A) Android / AdSense / Analytics / Ara / AdMob / Alerts
B) Blogger / Boston Dynamics / Books
C) Calico / Cardboard / Capital / Contact Lenses
D) Drive / DeepMind / Design / DoubleClick
E) Earth / Express
F) Fiber / Fi / Flights / FeedBurner / Firebase / Finance
G) Google / Gmail / Glass / Groups
H) Hangouts
I) Images / Ingress / Inbox / Invite Media
J) Jump
K) Keep
L) Local / Loon
M) Maps / My Business / Makani
N) Nexus / News / Now / Nest
O) Offers
P) Plus / Play / Photos / Picasa / Pixate / Patents
Q) [NEXUS] Q
R) Refine / reCaptcha
S) Search / Self-driving car / Shopping / SageTV / Stackdriver / Skybox / Skia / Scholar
T) Translate / Tango
U) URL Shortener
V) Voice / Ventures / VirusTotal / Video
W) Wear / Wallet / Web Toolkit / Wing
X) X Labs
Y) Youtube
Z) (Project) Zero / Zagat


3,741