NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
FBI oferece 3 milhões de dólares por hacker russo

FBI oferece 3 milhões de dólares por hacker russo

sexta-feira, 27 fevereiro, 2015 /
FBI oferece 3 milhões de dólares por hacker russo

Hacker é suspeito de estar na origem de roubo de mais 100 milhões de dólares


Chama-se Evgeniy Mikhailovich Bogachev e é o hacker de origem russa suspeito de estar por detrás do botnet GameOver Zeus, que foi utilizado por hackers do mundo inteiro para roubar mais de 100 milhões de dólares.

Em uso desde 2011, esta ferramenta informática foi criada a partir do trojan original ZEUS, que surgiu em 2007. Contudo, a sua estrutura de ligação peer-to-peer difere de todas as outras variantes do trojan original, o que resultou na infecção de mais de 13 milhões de computadores em todo o mundo, com perdas estimadas em várias centenas de milhões de dólares.

Três milhões de dólares é a recompensa mais alta alguma vez oferecida pelo FBI num caso de cibercrime, o que apenas vem comprovar a crescente importância que este género de delitos tem vindo a representar no mundo actual. E não é para menos.

Dado que apenas desde 2013 já foram roubados mais de 300 milhões de dólares a várias instituições bancárias, não seria de estranhar que este botnet tivesse sido uma das feramentas utilizadas.

Esta é, muito possivelmente,  apenas a ponta de um iceberg.


3,074