NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Experiência de pagamento móvel termina com êxito

Experiência de pagamento móvel termina com êxito

quarta-feira, 22 dezembro, 2010 /
Experiência de pagamento móvel termina com êxito

Mobile Shopping Sitges 2010 decorreu durante seis meses e maioria foi em micropagamentos.


Num recente artigo publicado pela ComputorWorld Portugal conhecemos o exito da La Caixa, Telefónica e Visa Europe mantiveram com a primeira experiência de pagamento com o telemóvel, usando a tecnologia NFC (Near Field Communication), que decorreu durante seis meses em Sitges.

A iniciativa, denominada Mobile Shopping Sitges 2010, contou com o Ayuntamiento local, a Samsung e a Ingenico.

Segundo a Telefónica, os resultados finais do projecto, “o primeiro que se realizou num ambiente real na Europa com este volume de participantes”, assinalam que o pagamento com o telemóvel teve um excelente acolhimento entre todos os participantes. Por este motivo, os dinamziadores do projecto vão manter em Sitges, de forma indefinida, os telemóveis e os terminais de pontos de venda nos clientes e estabelecimentos comerciais. 90% dos clientes pagou com o telemóvel e 80% dos estabelecimentos participantes realizaram transacções com o sistema.


As conclusões da iniciativa serviram para mostrar o potencial do pagamento com o telemóvel. Segundo a operadora, os clientes aumentaram em 30% as suas transacções por via electrónica e também aumentaram em 23% a média de compras por utilizador.


Os clientes utilizaram o pagamento com telemóvel preferencialmente para os micropagamentos, já que 60% das compras foi igual ou menor do que 20 euros, ainda que se tenham efectuado um número importante de compras de importância mais elevada, e 75% das operações foram realizadas em dias de trabalho. Os supermercados (57%) e restaurantes (14%) são os estabelecimentos onde se concentrou a maioria das compras com o telemóvel.


Relevante, como salienta a Computerworld.es, é que a tecnologia é aceite por todos os públicos, já que a idade média dos clientes que utilizaram o telemóvel para pagar é de 46 anos.

O seguinte vídeo demonstra o processo da transacção:

Fonte: Computor World Portugal

2,631