NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Entrevista a Francisco Ramos Chaves - Microsoft - para o Telemoveis.com

Entrevista a Francisco Ramos Chaves - Microsoft - para o Telemoveis.com

domingo, 02 maio, 2010 /
Entrevista a Francisco Ramos Chaves - Microsoft - para o Telemoveis.com O Telemoveis.com quer dar a conhecer Francisco Ramos Chaves, o homem que considera o telemóvel uma coisa muito emotiva. Quisemos saber o que gosta mais e menos no seu telemóvel, o que mudaria se tivesse um telemóvel de condão e as suas perspectivas para o mercado português. Francisco Ramos Chaves lidera desde 2007 a Unidade de Negócio de Comunicações Móveis - Mobile Communications Business - na Microsoft Portugal. Com um vasto percurso profissional na área das tecnologias de informação, desempenhou funções de Director Comercial para a área de ERP e CRM na Novabase, entre 2002 e 2004, tendo anteriormente sido responsável pela Direcção de Vendas, para a Siebel Systems. Desde que assumiu funções na Microsoft Portugal procura implementar grandes projectos numa das áreas mais apetecíveis do ponto de vista da modernidade tecnológica, sempre com o objectivo máximo de aumentar a satisfação dos clientes e parceiros, fazendo simultaneamente crescer esta área em Portugal

Partilhar O Telemoveis.com quer dar a conhecer Francisco Ramos Chaves, o homem que considera o telemóvel uma coisa muito emotiva. Quisemos saber o que gosta mais e menos no seu telemóvel, o que mudaria se tivesse um telemóvel de condão e as suas perspectivas para o mercado português.

Telemoveis.com: Lidera uma área da Microsoft que integra todas as soluções de mobilidade (pessoais e empresariais) da Microsoft - na prática, o que é que está a fazer e o porquê desta área em Portugal?
Francisco Ramos Chaves: Tal como os Computadores Pessoais o fizeram há alguns anos, os smartphones vão mudar a vida de todos nós, possibilitando-nos fazer tarefas que até agora nos obrigavam a estar em casa ou num escritório, bem como novas facilidades tais como a navegação e geo-referenciação. A Microsoft vê os smartphones como uma extensão natural dos PCs, propondo os Windows Phones, de utilização familiar e simples. Portugal, com o seu gosto especial por tecnologia, é um excelente País para estar na linha da frente desta mudança.

Telemoveis.com: A Microsoft divulgou recentemente uma série de ferramentas gratuitas que permitem aos programadores o desenvolvimento para Windows Phone 7 e novidades referentes ao Silverlight, que permitem a criação de novas aplicações, jogos e outras experiências nos seus equipamentos sejam estes o PC, o Telemóvel ou a Xbox. Já nos pode adiantar as novidades em exclusivo para o Telemoveis.com?
Francisco Ramos Chaves: Um dos cenários mais interessantes vai ser a possibilidade de ter o mesmo ambiente de jogo na X-BOX e no Windows Phone 7, o que significa que posso continuar a jogar o meu jogo X-Box quando estou fora de casa (por exemplo para angariar mais pontos) ou jogá-lo contra utilizadores de X-Box ou ainda de outros Windows Phone 7.

Telemóveis.com: Já temos empresas portuguesas, parceiras da Microsoft a desenvolver para o Windows Phone 7 e quando estarão disponíveis no mercado os primeiros equipamentos com este sistema operativo?
Francisco Ramos Chaves: Os primeiros equipamentos vão aparecer para este Natal, já havendo empresas portuguesas e muitos particulares a começar a desenvolver aplicações para o Windows Phone 7.

Telemóveis.com: Quais serão os equipamentos e quais as principais características que os irão diferenciar da geração anterior?
Francisco Ramos Chaves: Os primeiros Windows Phone 7 a estar disponíveis vão ser equipamentos premium, com todas as características de topo de gama.

Telemoveis.com: Sendo Portugal um dos países com maior taxa de penetração de telemóveis, como vê os consumidores a utilizarem produtos Microsoft?
Francisco Ramos Chaves: Com toda a naturalidade e facilidade. A Microsoft trouxe a informática para a casa dos consumidores.e agora vai colocá-la nas suas mãos!

Telemoveis.com: E o Francisco Ramos Chaves, que tipo de utilizador de telemóvel é, serve só para falar usa no seu dia a dia de trabalho? Qual é o seu telemóvel? Qual foi o seu telemóvel preferido até hoje e que marcou a sua vida ou mudança?
Francisco Ramos Chaves: Tenho um perfil de utilização bastante pragmático, prefiro a função à forma. Para além das chamadas e SMS, uso o meu Windows Phone para gerir a minha agenda diária (marcar reuniões, alterar reuniões) ver o e-mail da empresa e pessoal, alguns documentos, navegar na net, jogar e às vezes o GPS quando estou mesmo perdido. Neste momento o meu telemóvel é um TMN Silverbelt.

Telemoveis.com: Recentemente a Microsoft juntou um grande grupo de especialistas (Microsofot Tech Days 2010)  que reuniu a Microsoft com os seus parceiros num debate sobre o cenário das tecnologias e da comunicação. Pode referir algumas das novidades com que podemos contar?
Francisco Ramos Chaves: No TECHDAYS 2010 anunciámos em Portugal as ferramentas para desenvolvimento de aplicações Windows Phone 7, que já estão disponíveis gratuitamente para quem estiver interessado em: http://developer.windowsphone.com/Default.aspx


Muito Obrigado!


Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. - Telemoveis.com

*** Este texto NÃO foi escrito de acordo com o novo Acordo Ortográfico***

 
Telemoveis.com on Facebook
Siga-nos no Twitter!
7,159