NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
É por causa disto que vão proibir as impressoras 3D

É por causa disto que vão proibir as impressoras 3D

sexta-feira, 22 fevereiro, 2013 /
É por causa disto que vão proibir as impressoras 3D

Porque permitem imprimir literalmente tudo, incluindo componentes para fabricarmos armas de fogo que disparam.

As impressoras 3D permitem imprimir tudo. Literalmente. Incluindo não só réplicas de armas, mas também réplicas de componentes que podem ser montadas para fabricar uma arma - uma questão que já foi comprovada anteriormente e que desde então tem levantado debate sobre a utilização dada às impressoras 3D. É importante notarmos que a questão das armas é especialmente popular nos EUA, onde ao longo dos últimos anos - e em especial em 2012 - decorreram tiroteios que vitimaram centenas de pessoas e que voltaram a reacender o debate do acesso às armas de fogo.

É neste contexto que vamos falar-vos do DEFCAD, um website criado por entusiastas de armas de fogo e que disponibiliza componentes de armas para impressão - onde se incluem silenciadores e modelos de granadas - e que parece gozar de bastante sucesso dentro do seu segmento, recebendo em média cerca de 3 mil visitas por hora.

É por causa disto que vão proibir as impressoras 3D

É óbvio que há interesse no que estamos a fazer. Os entusiastas querem esses ficheiros, referiu Cody Wilson, fundador do website Defense Distributed, em entrevista ao VentureBeat. Acho que muitas pessoas compreendem a ideia de sermos um bastião de liberdade e que temos alguma coisa em comum com anarquistas da informação como Aaron Swartz e a Wikileaks, acrescentou.

E o interesse por armas de fogo impressas em 3D não se limita aos EUA, de acordo com Cody Wilson - são vários os entusiastas de todo o mundo que entram em contacto com ele por e-mail para manifestar a sua apreciação pelo seu trabalho. E como é que o autor do site olha para o seu projecto? O DEFCAD é um passo essencial no avanço do estado de arte das armas impressas em 3D.

É definitivamente uma questão polémica e que certamente não irá terminar tão cedo. Mas nós perguntamos aos leitores como é que encaram o facto de que este género de informação se encontra ao alcance de todos e permite, desde que se tenha uma impressora 3D, criar armas de fogo? Digam-nos o que acham!

6,737