NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Drone que caça outros drones

Drone que caça outros drones

quinta-feira, 15 janeiro, 2015 /
Drone que caça outros drones

Chama-se "Rapere" e promete fazer a vida negra aos outros da sua espécie.


A palavra drone era até há bem pouco tempo associada quase exclusivamente ao ramo militar. Os drones eram vistos como robots implacáveis controlados pelo homem, em que o seu objectivo era o de remotamente vigiar, identificar e destruir potenciais alvos tanto por via aérea como terrestre.

Hoje em dia o conceito de drone popularizou-se nas massas com a inserção no mercado de variantes do mesmo conceito, digamos, menos perigosas.

Actualmente é perfeitamente possível ao cidadão comum adquirir um drone no mercado por um valor relativamente acessível, ainda que o mesmo não traga de origem mísseis terra-a-terra, feixes de laser ou qualquer género de arma de combate, servindo o mero propósito de filmar ou fotografar imagens a distâncias e alturas que, de outra forma, seria difícil de o fazer.

Mas como em tudo o que é planeado para um propósito e acaba por servir outro, há sempre alguém que faz uso destes magníficos aparelhos para levar a cabo acções menos éticas - como expiar alguém por exemplo - o que automaticamente levanta sérias questões de privacidade.

É com este pensamento em conta que uma empresa na California decidiu criar o Rapere, um drone cujo único e último objectivo é o de precisamente destruír outros drones.

De acordo com a empresa, o Rapere quando activado procura outros drones fazendo uso de 12 câmaras de baixa resolução a 90 frames por segundo. Após encontrar outro drone, o Rapere coloca-se por cima deste e lança uma espécie de fio na direcção dos rotores, fazendo com que o drone a abater perca a estabilidade, caia e se despiste.

Rapere 1


Rapere 2

Uma questão pertinente que surgiu de imediato, foi como é que o Rapere consegue distinguir por exemplo, pássaros, de outros drones.

A empresa respondeu da seguinte forma:

Felizmente para nós, detectar um objecto voador que é bem iluminado e distante de qualquer outro objecto visível é fácil.

Outra das características mais interessantes do Rapere, é a sua prestação em termos de agilidade quando comparada com outros drones comuns:

…este é o drone com melhor perfomance que podemos imaginar. Torna-se até difícil de o localizar assim que se econtra a umas centenas de pés de altura, precisamente por ser tão rápido”.

Infelizmente ainda não foram divulgadas mais características acerca deste produto. Os progressos alcançados por parte da empresa (que por motivos comerciais quer manter-se anónima) têm sido realizados sob sigilo.

No entanto, um ideia com esta potencial magnitude de acção colocada em prática, com certeza que não passará despercebida por muito mais tempo. 


3,184