NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Dicas para resolver o sobreaquecimento do PC

Dicas para resolver o sobreaquecimento do PC

quarta-feira, 15 setembro, 2021 /
Dicas para resolver o sobreaquecimento do PC

Fonte: unsplash

O sobreaquecimento do computador é algo muito comum, tanto em computadores mais potentes, como em computadores menos potentes. Resolver este problema é essencial para evitar danos a longo prazo.
Com as dicas certas, é possível manter a temperatura sob controlo e melhorar a performance do computador. Vamos a isto?

Como resolver o sobreaquecimento do computador?

1. Use ventoinhas ou superfícies de arrefecimento

O computador pode sobreaquecer devido ao número de processos que está a executar. A melhor forma de evitar esse aquecimento excessivo é usando ventoinhas ou superfícies de arrefecimento.

Mas e se já tiver ventoinhas instaladas e não resultar? Imagine, por exemplo, que começa a usar um serviço VPN para Windows ter mais segurança e privacidade no computador e, como resultado, o computador começa a aquecer demasiado. Deve apenas parar de usar o VPN?

Claro que não. Comece por tentar limpar o pó das ventoinhas, porque muitas vezes este é o problema que resulta no mau funcionamento das mesmas. Se não funcionar, talvez esteja na altura certa de instalar mais ventoinhas no computador ou, se usar um portátil, comprar uma superfície de arrefecimento mais potente.
À partida, esta alteração deve ser o suficiente para usar VPN ou qualquer programa mais pesado no computador.

2. Atenção à temperatura ambiente

Alguma vez se deu conta que os computadores aquecem mais facilmente no verão? A temperatura ambiente tende a influenciar a temperatura do próprio computador, o que leva a alterações no desempenho do mesmo.
O melhor que pode fazer é manter a divisão a uma boa temperatura, usando o ar condicionado, por exemplo. Além disso, não use o computador em superfícies com muito pó ou que aqueçam com facilidade e evite, sempre, usá-lo por cima de almofadas ou cobertores.
Não se esqueça, ainda, de colocar em prática as dicas do ponto 1, para garantir que as ventoinhas estão a funcionar corretamente, mesmo em ambientes quentes.

3. Pasta térmica

Além de limpar o pó do computador, aproveite para aplicar pasta térmica no processador. A aplicação desta pasta é uma técnica muito conhecida quando o assunto é evitar o sobreaquecimento do computador.
Esta deve ser trocada com frequência, porque em alguns meses a pasta seca e deixa de ter o efeito desejado. Este não é um processo muito complicado, mas, se não está familiarizado, o melhor é pedir ajuda.
Esta pasta não tem um preço muito elevado, consegue encontrar opções a menos de 5€ com alguma facilidade, e após a aplicação da pasta, à partida, sentirá uma diferença satisfatória. Portanto, sim, é um daqueles investimentos que vale a pena.

4. Adicione mais memória RAM

O computador sobreaquece quando começa a chegar ao limite de RAM, portanto adicionar mais RAM – se possível – é uma solução para resolver os problemas de aquecimento.
A memória RAM, ou memória de acesso aleatório, armazena dados temporariamente. Quanto mais memória, mais dados podem ser armazenados e, consequentemente, melhor o desempenho do dispositivo. Pode obter mais informações sobre a memória RAM neste conteúdo.
O que acontece muitas vezes é que o computador não tem memória suficiente para suportar os programas e jogos mais recentes, o que resulta numa aproximação ao limite da RAM. Essa aproximação provoca o sobreaquecimento do dispositivo.

5. Mantenha o computador atualizado

As atualizações servem para resolver vulnerabilidades e, por vezes, o problema do sobreaquecimento pode estar numa atualização anterior. Manter o computador atualizado, além de ajudar a manter a segurança do dispositivo, também irá resolver estes pequenos problemas que o podem estar a afetar.
Se o problema estiver a acontecer no momento e ainda não existir uma atualização nova para o resolver, pode instalar a atualização anterior e esperar pela nova versão.

 

Tenho mesmo de me preocupar com o arrefecimento do computador?

Sim, caso contrário, o computador pode sofrer alguns danos físicos. Por exemplo, pode começar a ter problemas no disco rígido, no processador ou em qualquer outro componente.
Se estes forem danificados, pode ser necessário comprar componentes novos e que normalmente têm um custo muito elevado. As dicas acima podem ajudá-lo a evitar esse imprevisto.
No entanto, mantenha em mente que por vezes o computador é muito antigo e não tem capacidade para suportar os programas mais recentes. Se for esse o caso, o melhor será comprar um computador novo.

 

Tem mais alguma dica?

347