NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Descodificadores para TDT têm boa imagem e registam descidas de preços

Descodificadores para TDT têm boa imagem e registam descidas de preços

terça-feira, 01 fevereiro, 2011 /
Descodificadores para TDT têm boa imagem e registam descidas de preços

De acordo com o estudo da Deco, o desempenho e os preços dos descodificadores variam muito, mas em todos a imagem não decepciona, mesmo quando são ligados a televisores convencionais (CRT). O descodificador mais barato incluído no teste pode ser comprado por um preço que varia entre os 34.90 euros e os 37.95 euros.

A ANACOM - Autoridade Nacional de Comunicações, enquanto entidade que coordena o processo de transição das emissões analógicas para a televisão digital terrestre, e a DECO - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, assinaram um protocolo nos termos do qual a associação se compromete a realizar testes comparativos em contínuo de caixas descodificadoras para a TDT, que venham a surgir no mercado.

Estas caixas são necessárias para que quem não possua um televisor com sintonizador digital integrado possa aceder à televisão digital terrestre.
Os resultados dos testes realizados pela Deco em Janeiro já estão disponíveis quer no site da associação (http://www.deco.proteste.pt/) quer no site da ANACOM (http://www.anacom.pt/).

De acordo com o estudo da Deco, o desempenho e os preços dos descodificadores variam muito, mas em todos a imagem não decepciona, mesmo quando são ligados a televisores convencionais (CRT). O descodificador mais barato incluído no teste pode ser comprado por um preço que varia entre os 34.90 euros e os 37.95 euros. É o BestBuy Easy Home TDT HD Nano e pode ser comprado ao preço mais baixo nas lojas Box de Castelo Branco, da Maia e de Vila Nova de Famalicão. A Deco possui no seu site uma ferramenta de preços que permite saber qual a loja mais barata em cada zona.

De acordo com a Deco, se optar pela Escolha Acertada, o Denver DMB-105HD, poupa até € 40 face a aparelhos de qualidade inferior. Caso escolha o Melhor do Teste, o Televes TDT 7151, poupa € 114, se comprar na loja certa.

A Deco não recomenda cinco aparelhos devido ao consumo inaceitável em stand-by: entre 10,2 W (CGV Premio HD-W) e 17,4 W (Univers by FTE U6000). A Comissão Europeia estipulou o limite de 2 watts para o consumo em stand-by dos aparelhos à venda a partir de Janeiro de 2010.

Com a realização deste teste, o número de aparelhos analisado sobe de 16 para 29. Os testes continuarão a ser feitos até ao fim das emissões analógicas – em Abril de 2012.

A televisão digital terrestre permite um serviço de televisão com melhor qualidade de imagem e de som. Possibilita ainda a transmissão em alta definição e novas funcionalidades, como o guia electrónico de programação.

6,101