NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Concurso promove criatividade através do Digital

Concurso promove criatividade através do Digital

sexta-feira, 04 março, 2011 /
Concurso promove criatividade através do Digital Concurso promove criatividade através do meio digital, contando com personalidades conhecidas no meio artístico.
O GRANDE©, Concurso Nacional de Criatividade direccionado para estudantes do Ensino Secundário e 3º Ciclo, conta agora com a sua 2ª edição (em formato totalmente digital) e vem apostar na educação e literacia pública para o valor da criatividade e dos Direitos de Autor e Direitos Conexos.

A iniciativa permite aos jovens adaptarem-se ao processo de criação de uma obra privilegiando o ambiente digital e tecnológico, dentro de várias categorias: Música, Letra, Design, Vídeo, Fotografia, Escrita Criativa e Media.

Vera Castanheira, Directora Geral da AGECOP e responsável pelo GRANDE©, explica: "Pretendemos despertar a criatividade dos jovens portugueses e chamar a atenção para a valorização da originalidade e do ser único. Acreditamos que esses valores, tal como o do trabalho em equipa, são fundamentais para a cidadania consciente. Aproveitamos o facto de actualmente a internet constituir uma incontornável fonte de informação e de ligação entre os jovens e o meio artístico para divulgar um projecto onde eles próprios serão os criadores de obras protegidas, permitindo analisar o outro lado da obra, o seu processo de criação, e perceber o que é o trabalho criativo e porque tem de ser protegido. Esta é uma forma de valorizar a criatividade, de enraizar o seu valor e a diversidade da obra original. Escolhemos o meio digital para desenvolver este projecto porque acreditamos que este é o local certo para nos encontrarmos com o nosso público, já que os nossos jovens nasceram cidadãos digitais e serão cada vez mais consumidores digitais".

O site disponibiliza ainda vídeos tutoriais, produzidos por artistas, criadores e profissionais das indústrias criativas associados ao concurso, contando com nomes como Zé Pedro, Pedro Osório, Catarina Wallenstein, Vítor Norte e João Botelho, entre outros. Nestes vídeos os jovens encontram conselhos para desenvolverem os seus trabalhos.

Os trabalhos serão avaliados por um júri constituído por personalidades associadas às várias áreas do concurso, tendo em conta critérios como originalidade, criatividade, apresentação e conformidade com as categorias do concurso. O prémio para cada categoria vai consistir na divulgação da(s) obra(s) vencedora(s) através do site e de meios ligados à comunicação no contexto deste projecto e/ou na sua respectiva produção/edição e comercialização. A cerimónia de entrega dos prémios está prevista para Outubro de 2011.

Com inscrições abertas até dia 31 de Março, o concurso conta já com mais de 600 candidaturas, que poderão entregar as suas obras originais até 21 de Abril.
3,220