NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Como reduzir o ping

Como reduzir o ping

sexta-feira, 24 abril, 2015 /
Como reduzir o ping

Aprende algumas formas de aumentar a velocidade da tua internet reduzindo o ping.


Sabem aquele tempo que o computador demora entre carregar numa hiperligação e a mesma de facto abrir? Esse tempo chama-se ping, e consegue irritar muita gente. 

Principalmente em contexto de trabalho, grande parte das vezes temos necessidade de fazer o que nos é pedido de forma rápida e eficiente. E grande parte das vezes precisamos de aceder à internet. E grande parte das vezes ela pode ser lenta. E grande parte das vezes… bem, já perceberam a ideia. 

Assim sendo, convém que não só a ligação seja rápida como também exista a menor quantidade de ping possível. Vamos-te ensinar certas medidas que podes tomar de forma a que  o ping se torne o mais baixo possível.

NOTA: para testares o ping da tua ligação, segue este link e pressiona a opção “start”.

Ping1


#1 – Fecha todos os programas activos no Windows

Ao fechares todos os aplicativos que estão a correr – incluindo os que correm em background – estás também a impedir e/ou parar qualquer download que o PC esteja a fazer na altura. Ao cancelares/impedires o PC de fazer transferências estás a retirar alguma sobrecarga à tua ligação, permitindo que o ping desça e que a ligação fique mais rápida.

 

Ping2


#2 – Desliga outros equipamentos que possam estar a fazer uso da internet

O teu PC pode não ser o único dispositivo a utilizar internet no mesmo espaço. Podem haver outros equipamentos que utilizem serviços online e que estejam a afectar a ligação do teu PC, como plataformas de streaming online (Netflix por exemplo) ou jogos que exijam uma forte ligação à internet. Se tiveres oportunidade de desligar esses equipamentos, seguramente que o ping da tua ligação irá diminuir.


 

Ping3


#3 – Liga o computador directamente ao router

Esta é uma forma garantida de aumentares a velocidade de ligação à internet e consequentemente, diminuir o ping. Ao estares ligado à internet via Wi-Fi, existe um espaço entre ti e o router que pode constituir um ou vários obstáculos – paredes, móveis etc - a que o sinal seja recebido com maior intensidade. Ao te aproximares mais do router e ligares o PC com um cabo específico (cabo de ligação ethernet), irás garantidamente usufruir de toda a velocidade de ligação à internet prometida pela operadora.

Ping4


#4 – Desliga o router e volta a ligar
 
Por vezes o problema pode não ser da ligação em si mas do próprio emissor do sinal, neste caso o router. Ao retirar o cabo de ligação do router e voltar a inseri-lo, estarás a repor todas as definições de ligação do mesmo. Caso reiniciar o router não chegue, tentar reiniciar também o modem, já que ambos os equipamentos trabalham em conjunto.

 

Ping5


#5 – Liga à tua operadora

Caso nenhuma das hipóteses acima te ajudou a diminuir o ping e aumentar a velocidade de ligação à internet, resta apenas uma opção. Ligar ao serviço de apoio ao cliente da tua operadora.

Por norma o serviço de apoio ao cliente consegue identificar qualquer problema de forma remota, ajudando-te via telefone a resolver o assunto. Se mesmo assim continuares com uma má ligação e um ping grande, então uma de duas: ou não percebeste nada do que está escrito neste artigo, ou então se calhar está na hora de pensares em mudar de operadora. 

Ping6


 

5,406