NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Como funcionam as lentes QX da Sony para smartphones? É simples

Como funcionam as lentes QX da Sony para smartphones? É simples

sexta, 06 setembro, 2013 /
Como funcionam as lentes QX da Sony para smartphones? É simples

As lentes fotográficas para smartphones introduzidas esta semana pela Sony, ao lado do Sony Xperia Z1, foram um dos grandes momentos da semana, mas parecem ter levantado algumas dúvidas em relação ao seu funcionamento

Essencialmente é importante perceber que as novas lentes da Sony não requerem nem estão dependentes de um smartphone para funcionarem. De facto, adquirir unica e exclusivamente as lentes vai produzir exactamente os mesmos resultados, com a excepção de que ficará a faltar um visor para podermos ter percepção de como irá ficar a fotografia - e eis que entra o smartphone, seja ele iOS ou Android.

As novas QX10 e QX100 vem com todas as componentes essenciais para a fotografia digital à excepção do visor. O motivo? Porque estas lentes foram concebidas para funcionarem como upgrades para os utilizadores que adoram fotografar com os seus smartphones. Os telemóveis funcionam comoos visores destas lentes. Ambas as câmaras apresentam sensores de 18 MP (QX10) e 20 MP (QX100) e incluem baterias próprias, o que significa que ambas apresentam autonomia própria e independente da do telemóvel.

Como funcionam as lentes QX da Sony para smartphones? É simples

Como funcionam as lentes QX da Sony para smartphones? É simples

Como podem reparar pelas imagens, as lentes podem ser acopladas a qualquer smartphone e conectam-se ao mesmo através de Wi-Fi (neste caso através de uma aplicação da Sony) ou NFC, passando a transmitir para o ecrã do smartphone a imagem captada pela lente. Partindo do princípio que adquire uma destas lentes, só tem que instalar a aplicação PlayMemories no seu smartphone para poder passar a usufruir do seu smartphone como se de um visor se tratasse.

A lente não tem necessariamente que estar acoplada ao smartphone, desde que mantenha a comunicação Wi-Fi com o dispositivo.

O que acha do conceito introduzido pela Sony? Consideraria adquirir uma para complementar a experiência fotográfica do seu smartphone? Deixe-nos o seu feedback!

Como funcionam as lentes QX da Sony para smartphones? É simples

Existem alguns aspectos menos  positivos ou acessíveis nestas lentes para smartphone: o primeiro é o NFC, uma tecnologia que ainda não se encontra suficientemente abrangida nem ao alcance de todos os utilizadores. Quem tiver a sorte de ter um smartphone com NFC, contudo, não terá qualquer trabalho na altura de ligar o smartphone à lente: basta tocar ambos os dispositivos para passarem a estar integrados.

As dúvidas parecem surgir em relação à operação do Wi-Fi: não foi ainda esclarecido se a lente emite um sinal Wi-Fi para permitir a conexão do smartphone ou se é realmente necessário ter uma ligação Wi-Fi à disposição para tirar partido da lente. Caso seja a segunda hipótese, isto significa que o telemóvel é obrigado a estar desligado de qualquer outra rede Wi-Fi enquanto estiver a utilizar a QX.

6,507

Autores

Colaborações

MindShaker

O que saber sobre desbloquear o telemóvel?

Por MindShaker | 17 julho 2018

THERENT.ZONE

HTC Vive vs Oculus Rift: qual o melhor equipamento de realidade virtual?

Por THERENT.ZONE | 21 março 2018

eMenuk

Sistema de Menu Digital Para Restaurantes

Por eMenuk | 15 março 2017

Surf Map Portugal

Tecnologia no Surf

Por Surf Map Portugal | 07 março 2017

Colunistas

Lauro Lopes

Google Pixel 3 XL análise

Por Lauro Lopes | 06 fevereiro 2019