NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Como funciona o Samsung Gear VR?

Como funciona o Samsung Gear VR?

quarta, 21 fevereiro, 2018 /
Como funciona o Samsung Gear VR?
THERENT.ZONE - Serviço de Aluguer de Dispositivos Tecnológicos

O Samsung Gear VR é um dispositivo de realidade virtual desenvolvido pela Samsung em colaboração com a Oculus (a empresa responsável pelos Oculus Rift). 

 

Ao contrário de outros equipamentos de realidade virtual, o Samsung Gear VR utiliza o smartphone como ecrã e processador, daí a sua incompatibilidade com modelos de gamas mais baixas da Samsung. A conexão é feita via microUSB. O Gear VR contém uma unidade de medição inercial, um dispositivo electrónico que mede e obtém dados sobre a velocidade, orientação e força gravitacional de um aparelho, recorrendo para isso a uma combinação de acelerómetros (ver: Para que serve o sensor acelerómetro?) e giroscópios. Estas unidades são usadas para pilotar aviões, drones e satélites. O Gear VR inclui um touchpad e um botão de retorno num dos lados, bem como um sensor de proximidade para detectar o smartphone quando este está activo.

Só é compatível com smartphones topo-de-gama da Samsung:

 

Samsung Galaxy S8+
Samsung Galaxy S8
Samsung Galaxy Note8
Samsung Galaxy S7 edge
Samsung Galaxy S7
Samsung Galaxy Note 5
Samsung Galaxy S6 edge+
Samsung Galaxy S6 edge
Samsung Galaxy S6

 

Samsung Gear VR - Disponível na THERENT.ZONE

Anunciado em Setembro de 2014 e lançado em Novembro de 2015, a disparidade entre o anúncio oficial (Setembro 2014) e o lançamento no mercado (Novembro 2015) deu-se para permitir aos programadores que criassem conteúdos para o Gear VR. 

A parceria entre a Samsung e a Oculus deu-se em 2014, depois da Samsung decidir desenvolver um dispositivo VR que trabalhasse com um smartphone. De facto, o empenho da empresa na relação da realidade virtual com os seus smartphones levou-a a criar uma equipa interna dedicada ao cumprimento desta meta. Vários protótipos foram entretanto desenvolvidos, mas nenhum correspondeu aos standards exigidos. O que levou a Samsung a procurar apoio na Oculus, que auxiliou no desenvolvimento do equipamento.

Em Março de 2017, a ser lançado juntamente com o Galaxy S8, a Samsung introduziu a última versão do Gear VR, equipado com um controlador que também pode ser adquirido separadamente, enquanto acessório, compatível com modelos anteriores do Gear VR. Em Setembro de 2017 a Samsung lançou ainda uma nova versão compatível com o Galaxy Note8.

 

6,759

Colaborações

MindShaker

O que deve saber sobre desbloquear telemóveis?

Por MindShaker | 17 julho 2018

THERENT.ZONE

HTC Vive vs Oculus Rift: qual o melhor equipamento de realidade virtual?

Por THERENT.ZONE | 21 março 2018

eMenuk

Sistema de Menu Digital Para Restaurantes

Por eMenuk | 15 março 2017

Surf Map Portugal

Tecnologia no Surf

Por Surf Map Portugal | 07 março 2017

Colunistas

Lauro Lopes

Como fazer captura de ecrã no Android?

Por Lauro Lopes | 08 agosto 2018

close