NOTA! Este site utiliza cookies e tecnologias similares.

Se não alterar as configurações do seu navegador, está a concordar com a sua utilização.

Compreendo
Como emular aplicações para telemóvel em PC. Guia passo a passo

Como emular aplicações para telemóvel em PC. Guia passo a passo

quarta-feira, 04 dezembro, 2002 /
Agora já pode experimentar o software Java para telemóvel no seu computador. E não só não custa nada como é divertido & não falta por onde escolher... No artigo «Jogos e outras aplicações Java para telemóveis» fizemos uma introdução geral à tecnologia Java aplicada aos terminais móveis e fornecemos um guia de recursos e arquivos de midlets (software Java para dispositivos portáteis) com centenas de programas gratuitos. Neste artigo vamos explicar como quem ainda não possua um telemóvel ou um PDA dotados de tecnologia Java pode, ainda assim, proceder à emulação do respectivo software no seu computador, usando as aplicações da mesma forma.

A utilidade da emulação do ambiente Java/MIDP/CLCD é enorme, também para programadores e para os utilizadores finais que queiram experimentar e operar uma selecção dos midlets a transferir para o seu terminal, uma vez que a memória destes tende por ora ainda a ser reduzida. emulator - screenshot

Os dispositivos portáteis, recorde-se rapidamente, correm máquinas virtuais e ambientes Java baseados nas especificações J2ME (Java 2 Platform Micro Edition ), versão minimalista adequada aos seus menores recursos da J2SE (Java 2 Platform, Standard Edition), disponibilizada esta pela Sun para ser corrida em computadores de secretária e laptops.

O Java 2 Micro Edition Wireless Toolkit

Para proceder à emulação das aplicações Java para terminais móveis (ditas midlets, por estarem conforme as especificações MIDP) vai precisar de descarregar e instalar no seu computador o J2ME Wireless Toolkit, disponível para sistemas operativos Windows, Linux e Solaris (veja todas as ligações para descarga do software mencionado no final deste artigo).

Como pré-requisito à instalação e bom funcionamento do Wireless Toolkit, porém, terá de verificar se já tem presente no seu sistema operativo uma versão da J2SE, empregue por exemplo para correr applets Java nos navegadores.

Por definição, no sistema operativo (SO) Windows, a J2SE instala-se (assumindo que o SO está em inglês, se estiver em português, substitua «Program Files» por «Programas») no directório C:\Program Files\Java\j2reX.X.X (em que X.X.X é o número da versão). Adicionalmente é por norma instalado ainda um ícone «Java Plug-in» no painel de controlo do Windows que dá acesso às definições de configuração do ambiente Java.

Portanto, se verificar que ainda não possui a J2SE, instale-a antes do J2ME Wireless Toolkit. O ToolKit tem cerca de 10 MB de tamanho (se não possui uma ligação de banda larga - ADSL ou cabo - vai ter preferencialmente de usar um gestor de descargas tipo Gozilla ou Getright).

Depois de descarregar o ficheiro do J2ME Wireless Toolkit para o seu disco rígido execute-o e deixe-o instalar-se. Após a conclusão da instalação deverá ser adicionado ao menu de programas do Windows um grupo designado precisamente «J2ME Wireless Toolkit», contendo dentro de si várias opções.

Usar o computador como se fosse um telemóvel...

Dentro do grupo de menu supra aludido, a opção «Default Device Selection» deixa-o escolher o tipo de dispositivo que deseja emular e respectiva aparência (por exemplo, na foto que ilustra este artigo trata-se do «Default Color Fone»), opcionalmente é possível simular um telefone com um visor monocromático; um PDA, um Motorola i85s ou mesmo um Palm Pilot, para o que necessita, no entanto, de obter adicionalmente o Palm OS emulator.

Estão ainda disponíveis opções que interessam apenas a «software developers» como a «KToolbar», as «Utilites» e as «Preferences» (para utilizadores avançados).

A generalidade de nós só precisa de saber que, depois do emulador instalado e de escolhido o tipo de dispositivo que se deseja visualizar/emular, basta aceder à opção «Run Midp Application». Escolhida esta deverá passado instantes aparecer uma caixa que pede a indicação da localização do ficheiro de extensão .jad que deixa executar o midlet respectivo.

Note que os midlets disponibilizados na Internet (veja o nosso Guia de Recursos) são por norma constituídos por dois ficheiros: um de extensão .jad e outro de extensão .jar. Para fazer a sua emulação vai precisar de descarregar os dois, guardando-os na mesma pasta.

Ligações para descarga, as páginas que interessam

Página para descarga do J2ME (Java 2 Platform Micro Edition ) Wireless Toolkit:
http://java.sun.com/products/j2mewtoolkit/

Página para descarga do J2SE (Java 2 Platform, Standard Edition):
http://java.sun.com/j2se/

Hugo Valentim

23,599
Tags
Java